Pastorais do Santuário Basílica mobilizadas para a confecção dos tapetes de Corpus Christi

No Brasil, o Corpus Christi é comemorado com missas e procissões, as quais são abrilhantadas com os extensos tapetes feitos pelos fiéis que se esmeram para ver Jesus passar

Por Emilton Rocha*

As pastorais do Santuário Basílica de São Sebastião estão mobilizadas para a confecção dos tradicionais tapetes, nesta quinta, após a Santa Missa das 18h, para a festa de Corpus Christi. Os tapetes produzidos pelos paroquianos estarão expostos no corredor central para as solenes missas do dia 16, às 8h e 18h (esta, com transmissão ao vivo). Em 2020 e 2021, por causa da pandemia da Covid-19, grande parte das igrejas suspenderam a tradicional confecção dos tapetes, mas a tradição tem um significado que chegou ao Brasil há séculos. A tradição foi trazida aos brasileiros pelos portugueses, já em 1500, e teve início no arquipélago dos Açores, em Portugal, no século 13. Mas afinal, qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi?

Tradição secular

Em diversas cidades do Brasil, é comum que fiéis produzam imagens com sal, serragem, borra de café e outros materiais com desenhos que remetem à tradição cristã. A ideia é de preparar o caminho por onde Jesus Eucarístico vai passar.

“É a preparação da via onde o sacramento vai passar. Normalmente, é feita com antecedência, na madrugada”, explica o frei Lisaneos Francisco Prates, também professor da PUC-SP. “A procissão é na rua, com a hóstia grande, que se coloca na custódia, que passa a ser chamada de ostensório. E aí o povo, para prestar devoção, vai percorrer as ruas para abençoar a cidade. O terceiro momento é a adoração do sacramento, quando o padre ou diácono estende o ostensório ao povo, abençoando”, completa o frei.

Como a data é comemorada no Brasil?

No Brasil, o Corpus Christi é comemorado com missas e procissões, as quais são abrilhantadas com os extensos tapetes feitos pelos fiéis que se esmeram para ver Jesus passar. Na procissão, o padre pisa no tapete transportando o ostensório, onde uma hóstia consagrada é colocada – chama-se o Santíssimo Sacramento – que sai em exposição para ser objeto de adoração.

Utilizando flores, serragem, areia e farinha tingidas, borra de café e materiais reciclados, as pessoas se preparam meses antes para a confecção desses tapetes. As suas imagens representam principalmente cálices, pão e vinho, pombos e a cruz. As nossas tradições de celebração do Corpus Christi têm origem portuguesa, surgindo após a colonização.

*Com Cruz Terra Santa

Artigo anteriorCâmara dos Deputados aprova o Dia Nacional do Terço dos Homens no Brasil
Próximo artigoPor que Deus escolheu ser família? Série brasileira aborda o tema