Encontro dos Bispos do Brasil será realizado entre 19 a 28 de abril no Santuário Nacional de Aparecida

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em reunião ordinária até o dia 23 de março na sede da entidade, em Brasília (DF). Membros da presidência, presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e das regionais estão reunidos presencialmente pela primeira vez após o período da pandemia.
Além da avaliação do trabalho dos últimos quatro anos da Conferência, os membros do Conselho vão refletir sobre o da próxima Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 19 a 28 de abril no Centro de Eventos Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
Também serão discutidos pontos do regimento interno da Conferência e da da Campanha da Fraternidade 2024, que terá como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Informes dos regionais, comissões e organismos, comunicados do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e da equipe gestora da sede da CNBB e detalhes sobre projeto “Encantar a Política” também serão abordados na reunião do episcopado.

Assembleia Geral terá eventos importantes
O tema central do grande encontro será a conclusão desta avaliação dos últimos quatro anos, quando a atual Presidência apresenta o relatório das atividades realizadas e encaminha as eleições dos seus novos membros (presidente, 1º e 2º vice-presidentes e secretário-geral) e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes. Também serão escolhidos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma, na Itália.
Mensagens e temas
No importante momento de convivência e de oração conjunta entre os Bispos e de decisões sobre a missão da Igreja no Brasil estão sendo preparadas três mensagens do episcopado: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao Povo Brasileiro, que deverá ser divulgada no dia 27 de abril.
Até o momento, 15 temas diversos já estão definidos na pauta, como as análises de conjuntura eclesial e social, o Acordo Brasil – Santa Sé, as Campanhas da Fraternidade, o 15º Encontro Intereclesial das CEBs e a saúde integral do clero.