Alguns templos impressionam pela sua arquitetura dos mais diversos estilos
Aqui no A12 você saberá mais sobre as características de cada estrutura dos templos de nossa Igreja, pois para acolher fiéis de todos os lugares,cada templo se estrutura de acordo com a identidade do povo de Deus presente naquela região.
Em vários lugares do mundo, as igrejas costumam apresentar uma arquitetura diferenciada. Os locais têm elementos de devoção e introspecção, e reúnem pessoas em torno de um objetivo só.
Na Instrução Geral sobre o Missal Romano estão algumas diretrizes sobre a arquitetura sacra. “Os edifícios sagrados e os objetos destinados ao culto são realmente dignos e belos, sinais e símbolos das coisas divinas”, diz o parágrafo 288. A beleza dos espaços sagrados deve necessariamente levar a quem os aprecia a uma experiência com Deus.
A seleção abaixo mostra alguns templos que impressionam pela sua arquitetura com um toque de ousadia e curiosidade, confira!
Capela de Sal – Polônia
Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio mundial, a mina de sal na cidade de Wieliczka possui uma capela dedicada a Santa Kinga, padroeira dos poloneses, foi talhada a 330 pés de profundidade e tem uma área de cinco mil pés quadrados e 36 pés de altura.
As esculturas e altares foram feitos na rocha de sal e inclusive os candelabros que a iluminam foram elaborados em cristais de sal. O templo exibe cenas do Natal, da Última Ceia, da Crucificação e de outras cenas de vida de Jesus, além de ter uma imagem em sal de Santa Kinga após o altar maior. Hoje em dia, a capela continua a ser utilizada para serviços religiosos, concertos e até casamentos.
Capela de São Miguel da Agulha – França
O templo dedicado ao Arcanjo é localizado próximo à cidade de Le Puy-en-Velay e foi construído na ponta de uma rocha, que era uma chaminé de vulcão, e foi inaugurado em 961.
No século XII, pelo aumento do número de peregrinos, a capela foi ampliada. E em 1840 foi classificada como Monumento Histórico. A igreja tem 85 metros de altura e 57 metros de diâmetro. Para chegar ao templo é preciso percorrer 268 degraus escavados na rocha. Em 1955, durante obras, foram descobertos valiosos objetos num esconderijo feito sob o altar. A peça central é um pequeno relicário de Cristo em madeira policromada do século XI. O tesouro encontra-se atualmente guardado numa vitrine da capela.
Catedral de Maringá (PR)
10º monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua pedra fundamental, um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958. A Catedral, dedicada a Nossa Senhora da Glória, foi construída no período de julho de 1959 e inaugurada em 10 de maio de 1972. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Basílica Menor.
Templo Expiatório da Sagrada Família – Espanha
A Basílica foi projetada por Antoni Gaudí. É o monumento mais visitado de Espanha e a segunda igreja mais visitada da Europa, depois da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Além da incrível beleza, pela arquitetura gótica em torno do tema das figuras da natureza e do uso de formas orgânicas, a curiosidade maior é que as obras do templo duram 144 anos e têm conclusão prevista para 2026, centenário da morte do arquiteto Gaudí. Com as torres dos quatro evangelistas, a Basílica da Sagrada Família já conta com 13 torres concluídas do total de 18 e quando for oficialmente inaugurada por completo, será a igreja católica mais alta do mundo.
Catedral Nossa Senhora Aparecida – Brasília (DF)
O templo da capital federal foi projetado em 1958 pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Sua estrutura é composta por 16 pilares de concreto e a área circular de 70 metros de diâmetro, tendo sido concluída em 1960. A cobertura da nave tem um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida (SP).
Os visitantes da Catedral também se encantam com os belos sinos doados pelo Governo da Espanha. A Torre que os ampara, conhecida como campanário, tem 20 metros de altura. Desde 1987, os sinos tocam todos os dias no mesmo horário: às 6h, às 12h e às 18h.