Como o Terço dos Homens transforma a espiritualidade masculina

Fotos: Gustavo Cabral

Por meio da oração e do engajamento, os homens se aproximam de Deus e aprendem mais sobre ser cristão.

Por Letícia Dia / A12 Redação

Os grupos de Terço dos Homens têm crescido cada vez mais, especialmente dentro das comunidades e paróquias, bem como as romarias anuais ao Santuário Nacional.

Muito se fala e de fato é uma realidade que os homens são vistos como mais afastados no que diz respeito à religião, não apenas das orações diárias, mas nas Santas Missas, por exemplo, do que as mulheres.

Com isso, podemos dizer que o Terço dos Homens, apesar da proposta com foco principal na oração do Santo Terço, incentiva também o envolvimento ativo dos homens na vida comunitária e paroquial.

Ao mesmo tempo, promove uma acolhida durante os encontros que cativa a muitos a terem uma experiência pessoal com Nossa Senhora, Cristo e Sua Igreja.

O Padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., explicou ao A12 que devemos ter sempre a compreensão de que a oração do Terço é uma oração cristológica, ou seja, o centro é a pessoa de Jesus. “Por isso que meditamos os mistérios principais da nossa salvação…”

“Assim sendo, os homens, à medida que mergulham na paixão de Cristo, na redenção de Cristo, na sua glória, na sua encarnação, vão alimentando a sua vida e sua espiritualidade. E isso é fundamental. E agora, caminhamos com Maria, porque Maria é aquela que nos trouxe o Verbo Eterno do Pai. E qual é o desejo de Maria? Que caminhemos com Jesus. Então, quando rezamos as dez Ave-Marias de cada mistério do terço, nós estamos lembrando também o sim de Maria, mas também o sim que devemos dar à vontade divina.”, disse.

Por meio da oração e do engajamento, os homens se aproximam de Deus e aprendem mais sobre ser cristão.

Podemos, então, afirmar que a prática de rezar o terço estimula também o crescimento nas virtudes, como paciência, humildade, justiça e amor, conduzindo à conversão e ao fortalecimento da vida espiritual.

Dessa forma, proporciona as mudanças espirituais na vida familiar, no trabalho e nas relações de quem se compromete.

Em 2025, os Homens do Terço têm um novo encontro marcado. A 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro do próximo ano.

Artigo anteriorDescubra o único país que tem a Bíblia em sua bandeira
Próximo artigoArquidiocese do Rio faz ceia de Natal para 700 pessoas em situação de rua