A missão do anjo da guarda é nos ajudar na luta contra todos os perigos e tentações. Saiba como viver a Quaresma e a Páscoa na companhia dos anjos, e assim obter graças
Gelsomino Del Guercio / Aleteia
Aqui estão alguns pedidos a serem feitos ao seu anjo da guarda durante a Quaresma. O estudioso de Angelologia Marcello Stanzione os sugere em seu livro “Vivendo a Quaresma e a Páscoa na companhia dos anjos” (Edizioni Segno).
Para que “servem” os anjos?
Os anjos da guarda têm a missão de ajudar cada pessoa a alcançar seu destino no Céu. “Eis que envio um anjo diante de ti”, diz o Senhor a Moisés, “para te guardar no caminho e para te levar ao lugar que te preparei” (Ex 23,20).
A missão dos anjos da guarda é ajudar a pessoa em sua luta contra todos os perigos e tentações, e sugerir boas inspirações ao seu coração. Eles são nossos intercessores, nossos guardiães, e eles vêm em nosso auxílio quando os invocamos. Como podemos senti-los mais próximos nestas semanas que nos conduzirão ao Mistério Pascal? Como fazer um pedido especial ao seu anjo da guarda durante a Quaresma?
Jesus no Getsêmani e o anjo
Primeiro, devemos estar conscientes de uma cena importante no Novo Testamento, a do Jardim do Getsêmani, na qual a santíssima humanidade do Senhor é confortada por um anjo do Céu.
Devemos aprender a tratar os anjos. Voltemo-nos a eles neste momento. Fale com seu anjo da guarda e diga-lhe que as águas sobrenaturais da Quaresma não estão passando sobre sua alma em vão, mas que estão penetrando profundamente, porque seu coração está contrito. Peça-lhe que apresente ao Senhor aquela boa vontade que a graça faz brotar de sua miséria como um lírio que floresce no esterco.
“Santos anjos da guarda, defendei-nos na batalha, para que nossa morte não seja decretada no terrível julgamento”
fot. Wikimedia Commons | domena publiczna
Nossa Senhora e os anjos
Então podemos pedir à Virgem, Rainha dos anjos, que nos ensine a ter uma relação de confiança com os anjos, particularmente durante esta Quaresma. Vamos dialogar com Nossa Senhora, vamos encorajá-la a ser nossa Mãe neste encontro com as criaturas celestiais.
Confiar a Quaresma à sua proteção
E se confiássemos plenamente a nossa Quaresma à poderosa proteção dos anjos? Deixemos de lado, de vez, o Maligno e pensemos nos anjos bons. Afinal, os anjos também estão presentes quando Jesus é tentado por Satanás no deserto, na terrível solidão do Getsêmani, e no glorioso anúncio da Ressurreição.
Em suma, os anjos colaboram muito no plano de Deus e sempre deixam seus bons vestígios nos momentos mais delicados. É por isso que é importante acreditar nos anjos e confiar nossas tristezas a eles. Os anjos nunca nos abandonam e nos ligam a Cristo.
Novena ao Anjo da Guarda
Na Quaresma, além da via Crucis, também se poderia fazer a Novena ao Anjo da Guarda. Trata-se de uma devoção de reconhecimento, gratidão e confiança no amigo que Deus Pai nos deu para nos cuidar nesta peregrinação. Faça e obtenha as bênçãos do Senhor: Novena do Anjo da Guarda
Durante a Quaresma, você pode ainda rezar todas as manhãs esta oração ao seu Anjo da Guarda, e reforçar o pedido (ou os pedidos) que está fazendo a Deus nesta época especial do ano: Oração da Manhã do Anjo da Guarda