Bênção dos Capuchinhos acontece nesta sexta-feira, 7, das 5h às 18h

Patrimônio cultural carioca, a bênção dos barbadinhos, como também são chamados os frades, teve início há 135 anos e foi instituída por frei Fidélis de Ávola, em 1886

Frei Eduardo Melo abençoa fiéis na primeira sexta-feira do ano. A bênção dos capuchinhos é realizada sempre na primeira sexta-feira de cada mês. (Foto: E. Rocha / Arquivo Pascom)

Emilton Rocha / Pascom

Depois do Natal e das festas de Ano Novo, o carioca já tem agendado um encontro com os frades capuchinhos para entrar 2022 abençoado, protegido e ‘com o com pé direito’ como muitos dizem.

No Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca (RJ), os preparativos para as bênçãos da primeira sexta-feira do ano – 7 de janeiro – já estão em andamento, com as pastorais mobilizadas para o trabalho de um dia inteiro de missas e bênçãos dos barbudinhos, como também são conhecidos os integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio de Janeiro. Essas bênçãos acontecem tradicionalmente sempre na primeira sexta-feira de cada mês, mas a procura maior é   na primeira sexta do ano, quando as esperanças se renovam no ano novo que se inicia.

A primeira missa será celebrada as 5h da manhã e haverá celebrações de hora em hora e as bênçãos sendo concedidas com aspersão de água benta no pátio. A última missa será às 18h, quando o Cardeal Orani Tempesta estará no Santuário Basílica para abrir a Trezena de São Sebastião, em preparação para a festa do Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, no dia 20.

Aqueles que quiserem participar das missas deverão acessar o templo e, ao final da celebração, serão abençoados no pátio. Os que só forem para a bênção não precisarão entrar na igreja. Neste dia a lojinha de produtos religiosos e a cantina estarão funcionando.

Todas as pessoas deverão manter o distanciamento social e usar máscara, o que é obrigatório.

Frei Fidélis de Ávola instituiu as bênçãos na primeira sexta-feira do mês

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a benção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa bênção especial dada pelos “barbadinhos” na primeira sexta-feira de janeiro. Ainda de acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.

“Esta benção é dada a toda a população do Rio de Janeiro, a todas as pessoas que acorrem aqui ao Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos desde o final de 1800, especificamente a partir de 1931, aqui na Tijuca. Após cada missa, de hora em hora, as pessoas recebem a água benta em sinal de proteção”, explica o frei Jorge Luiz de Oliveira, reitor e pároco.

Artigo anteriorPadre compõe música em homenagem a Fátima e à JMJ 2023
Próximo artigoCardeal Orani Tempesta abre a Trezena de São Sebastião em dia de bênção dos Capuchinhos