Cardeal Scherer: conchavos palacianos não resolverão crise
A presidente Dilma Rousseff empossou na manhã desta quinta-feira (17/03), em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.
Logo após a cerimônia no Palácio do Planalto, uma decisão em primeira instância pediu a suspensão da nomeação de Lula.
Diante do panorama de incertezas que desponta no horizonte político brasileiro, a Rádio Vaticano pediu uma análise dos fatos ao Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Odilo Scherer.
Dom Odilo defende a liberdade pacífica de manifestação e diz que a crise é uma oportunidade para que o Brasil amadureça politicamente:
“O que nós pedimos a todos é: calma, prudência e serenidade. Mas ao mesmo tempo que cada um tenha toda a liberdade e firmeza em se manifestar democraticamente, se manifestar pacificamente. Eu acho que é sim um momento de amadurecimento do convívio político brasileiro e de uma passagem: essa crise levará a uma passagem de amadurecimento, sem dúvidas. Um amadurecimento político da sociedade em que a sociedade, através de suas organizações, dos seus grupos espontâneos, está querendo participar e não deixar que as coisas se resolvam por, digamos assim, conchavos palacianos”.
►Ouça a entrevista completa aqui