Cardeal Orani Tempesta abrirá a Trezena de São Sebastião neste domingo

Durante treze dias a imagem missionária do padroeiro da Arquidiocese e da Cidade do Rio de Janeiro percorrerá o Rio com momentos de fé, unidade e devoção

Fotos: Pascom

Emilton Rocha / Pascom

Neste domingo, 7 de janeiro, às 18h30, o Cardeal Orani Tempesta abrirá a Trezena de São Sebastião no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, cujo tema é “A Oração é a Fortaleza de São Sebastião”. A Trezena será realizada de 7 a 19 de janeiro (veja a programação abaixo).

Nesse período, os fiéis estarão vivenciando momentos de preparação para a grande festa do santo padroeiro, no dia 20. Durante os treze dias, a imagem missionária do padroeiro da Arquidiocese e da Cidade Maravilhosa percorrerá o Rio com momentos de fé, devoção e unidade, que marcam os corações dos cariocas, levada pelas mãos do Cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta.

Programação da Trezena de São Sebastião na Basílica

07/1 (domingo, 18h30) – Abertura, com o Cardeal Orani Tempesta – Pastoral: Liturgia – Gesto concreto: Açúcar

08/1 (segunda-feira, 18h)Pastoral: Catequese + Comunidade – Gesto concreto: Óleo

09/1 (terça-feira, 18h)Pastoral: Terço dos Homens – Gesto Concreto: Macarrão Espaguete

10/1 (quarta-feira, 18h)Pastoral: Renovação Carismática (RCC) – Gesto concreto: Leite em pó

11/1(quinta-feira, 18h)Pastoral: MESC – Gesto concreto: Feijão

12/1 (sexta-feira, 18h)Pastorais: Apostolado da Oração + Dízimo – Gesto concreto: Macarrão Espaguete

13/1 (sábado, 17h)Pastoral: Serra Clube + São José – Gesto concreto: Milho para Canjica

14/1 (domingo, 18h30)Pastoral Familiar – Gesto concreto: Leite em Pó

15/1 (segunda-feira, 18h)Pastorais: N.S. das Dores + Sant’Ana + Santo Antonio – Gesto concreto: Café

16/1 (terça-feira, 18h)Pastoral: Terço dos Homens – Gesto concreto: Milho para Canjica

17/1 (quarta-feira, 18h)Pastoral: Renovação Carismática (RCC) + Associação Frei Nemésio – Gesto concreto: Óleo

18/1 (quinta-feira, 18h)Pastorais: Batismo + O.F.S. e Coral – Gesto concreto: Café

19/1 (sexta-feira, 18h)Pastoral: Apostolado da Oração – Gesto concreto: Arroz

OBS: O celebrante vai trabalhar a liturgia própria do dia, dentro do tema da Trezena.

Festa de São Sebastião: sábado, dia 20

O significado do Gesto Concreto

Como gesto concreto (gestos de caridade) é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações, como na Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se concretiza pela coleta de alimentos e outros materiais. Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela organização católica, sempre a situações de profundo sofrimento.

Artigo anteriorSanto do dia 3 de janeiro: Santa Genoveva
Próximo artigoSanto do dia 4 de janeiro: Santa Ângela de Foligno