A criação da nova província, foi feita pelo Ministro Geral da Ordem diante do Episcopado africano e comunidades atendidas pelos frades
Por Capuchinhos do Brasil / CCB
O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Mauro Jöhri, proclamou no último domingo 28 de agosto a Província Capuchinha de Angola. A comunicação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na cidade africana de Luanda.
A proclamação da nova Província foi feita na presença de Dom Filomeno de Nascimento Vieira Dia, Arcebispo Metropolitano de Luanda e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé -CEAST; de Dom Francisco Tchimoio, arcebispo de Maputo (Moçambique); de bispos da conferencia; na presença do Vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente, e de autoridades políticas, militares, tradicionais, religiosas e comunidade de fiéis de Luanda.
As celebrações da fundação da nova Provincia, iniciaram em 2 de agosto último, festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, quando foi aberta as festividades da proclamação da Província dos Capuchinhos em Angola. Segundo o bispo Carlos Kiazico, capuchinho, “várias exigências pesaram da qualificação, para tornar a comunidade numa província em Angola. Além do número também a sustentabilidade vocacional “temos o nosso próprio seminário isso é um sinal”, disse.
O ministro Geral da Ordem, frei Mauro, disse que que “Os Capuchinhos em Angola fizeram um longo caminho, passaram por momentos de alegrias, mas também trágicas. Conheceram períodos de paz, e de guerras, períodos de crise e de prosperidade. Foi uma história em crescimento até chegar aos nossos dias” explica o Ministro Geral.
O primeiro governo provincial, em conformidade com as Constituições.
Ministro Provincial: Frei Afonso André Teka.
Vigário Provincial, Frei Pedro Binji;
Segundo Conselheiro, Pietro Tuzatto;
Terceiro Conselheiro, Frei Inácio Catulu Cassoma;
Quarto conselheiro, Frei Afonso Fernando.
O 1º Capítulo Provincial será convocado em maio, para tratar da vida fraterna e organização civil na nova província.
Historia
A nova Província capuchinha é uma filha das províncias de Veneza e de Portugal. A presença em Angola data de 1645 a 1835. Em Luanda os capuchinhos têm presença tradicional na paróquia de Fátima, onde tem o Seminário.
A ideia de abrir uma Missão em Angola foi tomada pelos Capuchinhos Portugueses em 1954, dois missionários: o brasileiro Frei Cirilo Vargas e o português Frei Lourenço Torres Lima, partem de Lisboa e fixaram-se na missão de Nambuangongo, a 180 Kms de Luanda. Os dois Capuchinhos embarcaram em 22 de agosto de 1954 e chegam a Luanda em 6 de setembro.