O astro do filme Transformers explicou como a abordagem cristã do arrependimento também foi fundamental para ajudá-lo a sair de seu lugar escuro
Aleteia / Cerith Gardiner
Uma notícia boa que vem diretamente de Hollywood: o ator Shia LaBeouf, conhecido por seu papel em “Transformers”, revelou que se converteu ao catolicismo enquanto estava se preparando para representar o Padre Pio no próximo filme sobre a vida do frade capuchinho.
Quando o ator começou estudar a vida do Santo Padre Pio, ele estava em uma situação delicada de sua vida, devido a uma série de escândalos e acusações pessoais. LaBeouf disse à Fox News:
“Eu tinha uma arma em cima da mesa… Eu não queria mais estar vivo… Sentia vergonha como nunca tinha experimentado antes – o tipo de vergonha que se esquece como se respira. Você não sabe para onde ir… Mas eu também estava com este desejo profundo de continuar em frente.”
A decisão representar o Padre Pio no cinema foi uma decisão essencialmente profissional, não por causa de sua fé. No entanto, o ator parecia estar procurando algum tipo de orientação para ajudá-lo a superar as provações e tribulações pessoais.
Na infância, LaBeouf foi influenciado pela fé judaica de sua mãe e pela fé cristã de seu pai. Porém, o ator viveu momentos em que não acreditava em Deus. Entretanto, parece que o Senhor deu-lhe empurrão para uma direção muito positiva em sua carreira e na sua vida pessoal.
Em uma entrevista com o bispo Barron, com quem LaBeouf passou algum tempo enquanto se preparava para seu papel, o ator de 36 anos compartilhou: “A reação tinha acontecido. Eu já estava lá, não tinha para onde ir. Esta era a última parada do trem. Não havia mais para onde ir – em todos os sentidos”.
Curiosamente, ele também apontou: “Sei agora que Deus estava usando meu ego para me atrair até Ele, afastando-me dos desejos mundanos. Tudo isso estava acontecendo simultaneamente. Mas não teria havido impulso para eu entrar no meu carro, dirigir [até o mosteiro onde se preparava para o filme] se eu não pensasse: ‘Oh, eu vou salvar minha carreira’”.
A intervenção celestial
O ator também explicou que ele sentiu que Deus havia sido um pouco “complicado” em Sua abordagem: “Quando eu cheguei aqui, aconteceu uma mudança… Foi como se alguém tivesse me enganado… Não de uma maneira ruim. De uma forma que eu não conseguia enxergar. Eu estava tão perto disso que não conseguia ver.”
O astro do filme Transformers ainda explicou como a abordagem cristã do arrependimento também foi fundamental para ajudá-lo a sair de seu lugar escuro. Além de admitir para si mesmo os erros que ele havia cometido, ele também tinha que aprender o quanto a misericórdia de Deus é abrangente.
“Foi ao ver outras pessoas que pecaram além de qualquer coisa que eu pude sentir algo do tipo, ‘Oh, isso me dá esperança’. Comecei a ouvir testemunhos de outras pessoas que tinham encontrado seu caminho, e isso me fez sentir como se eu também tivesse permissão [para encontrar o meu]”.
Vale a pena assistir à entrevista em sua totalidade, pois o ator compartilha muito mais sobre sua conversão e seu papel como o amado frade Capuchinho. Um ponto bastante encantador que Shia LaBeouf compartilhou foi a pressão que sentiu dos frades com quem estava convivendo durante as filmagens, que lhe disseram o seguinte a respeito de interpretar o Padre Pio:
“Não entenda mal. Ele é tudo que temos”.
Enquanto esperamos o lançamento do próximo filme sobre o Padre Pio, já podemos dar-lhe uma classificação de cinco estrelas por inspirar um ator muito perturbado a entrar na fé católica.