6 missas serão celebradas a partir das 7h; Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta presidirá Missa Solene às 11h30
Por Emilton Rocha / Pascom
Desde o ano passado, a pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou a suspensão de inúmeros eventos ao redor do mundo. Atentos e sensíveis às recomendações das autoridades mundiais em saúde, tendo o distanciamento social como principal medida de contenção à pandemia, a festa deste ano ainda não terá a tradicional procissão nas ruas da Tijuca e o número de devotos nas missas será limitado. A primeira missa será celebrada às 7h. As seguintes serão às 8h30, 10h, 11h30, 17h e 18h30. O Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta presidirá a Missa Solene, às 11h30, com transmissão pelas redes sociais do Santuário Basílica pelo Facebook e Youtube.
O Círio de Nazaré 2021 tem como tema “O Evangelho da Família na Casa de Maria”. Segundo André Philipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo, “inspirados por este tema tão oportuno no momento atual, somos convidados por Deus a celebrar mais um Círio. Como irmãos, unidos em família em torno do Evangelho, ainda vivendo a difícil pandemia do Covid-19, nos reunimos para celebrar Maria, a Virgem de Nazaré. A ela trazemos um novo manto, bordado em tons de verde, cheio de esperança: esperança do fim da pandemia, esperança de dias melhores, esperança do Reino de Deus, que nos faz também a todos da família de Nazaré. Espalhados pelas bordas do manto, entre arabescos dourados encontramos flores em tons de cor de rosa para nos lembrar a força e a missão de Maria, mulher forte, mãe, e educadora de Jesus, que nos ensina a confiar em Deus mesmo quando tudo parece perdido. No centro do manto, encontramos o coração envolto em um lírio, símbolo de São José, o casto esposo de Maria, chefe da Família de Nazaré, a quem também homenageamos, neste ano que lhe foi dedicado pelo Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da sua proclamação como Padroeiro da Igreja Católica. Por fim o broche que prende o manto representa o coração de cada um de nós, que pulsa de alegria por poder celebrar mais um círio, desejando que a vida seja sempre outubro. Devotos e devotas da Virgem de Nazaré, nesse manto entregamos a ela nossa vida, tudo o que amamos, temos e somos, e lhe rendemos gratidão por tantas bênçãos derramadas sobre nós e nossas famílias”.
Neste sábado, terceiro dia do Tríduo, a partir das 12h a imagem do Círio estará no Santuário da Medalha Milagrosa para a reza das mil Ave-Marias. A partir das 16h o translado de volta ao Santuário Basílica de São Sebastião será feito em carreata por ruas da Tijuca. Após a chegada à igreja, será celebrado o terceiro dia do Tríduo, por volta das 17h.