A importância de ter tempo para Deus

Num mundo que valoriza a produtividade e a eficiência acima de tudo, precisamos redescobrir a importância de reservar tempo para Deus , pois Nele está a verdadeira felicidade.

Por Camila Vilas / A12 Redação

Em meio à vida corrida de hoje, encontrar tempo para Deus pode parecer um grande desafio. As demandas do trabalho, responsabilidades familiares e inúmeras distrações da tecnologia nos afastam de momentos de silêncio e oração. Diante dessas dificuldades, a Igreja nos apresenta o testemunho dos santos que sabiam fazer do encontro diário com Deus o centro de suas vidas.

Neste mês de julho , a Igreja celebra o dia de São Bento e seu exemplo de vida e espiritualidade pode nos oferecer um caminho transformador para santificar a nossa vida cotidiana, integrando realidades que parecem mitológicas: a oração e o trabalho.

Nascido por volta de 480 dCSão Bento de Núrcia testemunhou a queda do Império Romano do Ocidente , um período marcado por instabilidade política, invasões bárbaras e colapso social. Esse contexto desafiador fez com que muitos buscassem um refúgio espiritual e um sentido de ordem em meio ao caos . Diante deste contexto, ele exercitava que a vida equilibrada entre oração e trabalho não só ajudava os monges a manterem a disciplina, mas também a encontrarem Deus em todas as atividades do dia.

Bento, buscou estruturar sua espiritualidade através da santificação do tempo. Para ele, cada momento do dia é uma oportunidade de encontrar Deus , seja em oração contemplativa ou em trabalho diligente.

Ele estruturou a vida monástica em torno da Liturgia das Horas, com períodos específicos dedicados à oração ao longo do dia. Este ritmo cria uma harmonia entre atividade e contemplação, levando cada tarefa, pelo mais cotidiano que seja, em uma oferta a Deus.

Usando o lema “Ora et Labora” (reza e trabalha), São Bento integrou a oração e o trabalho de forma que um fortaleça o outro. Na prática, isso significa reservar momentos específicos do dia para a oração, não apenas como uma atividade separada, mas como a fonte que alimenta e dá sentido a todo o nosso trabalho . Quando trabalhamos com a intenção de servir a Deus e ao próximo, nosso trabalho se torna uma forma de oração.

Na espiritualidade beneditina , a oração e o trabalho são vistos como duas faces da mesma moeda. A oração nos conecta diretamente com Deus, alimentando nossa alma e fortalecendo nosso espírito. O trabalho, quando realizado com amor e dedicação, também é uma forma de louvor a Deus, expressando nossa gratidão pelos dons e talentos que Ele nos deu.

A integração de “Ora et Labora” pode ser um antídoto contra a superficialidade dispersa que muitas vezes caracteriza a vida moderna. Nós, desde nossa realidade concreta, também podemos dedicar tempo à oração , buscando a presença de Deus em nosso dia a dia e realizando nosso trabalho com um espírito de serviço, santificando assim nosso tempo através de nossas tarefas diárias.

Num mundo que valoriza a produtividade e a eficiência acima de tudo, precisamos redescobrir a importância de reservar tempo para Deus, pois Nele está a verdadeira felicidade. Fazer isto, não é apenas uma obrigação religiosa, mas um caminho para a santificação do tempo e para a vivência plena da fé no cotidiano.

Que inspirados por São Bento, podemos encontrar Deus na oração e nas atividades que realizamos, vivendo a vida em um ato contínuo de amor a Deus.

Artigo anteriorSanto do dia 11 de julho: São Bento
Próximo artigoGêmeos franciscanos são ordenados padres na Síria, terra de perseguição aos cristãos