É por causa desta história que Santo Antônio passou a ser representado junto ao Menino Jesus
Aleteia / Ricardo Sanches
Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Ficou conhecido como padroeiro dos namorados, dos pobres, dos objetos perdidos… Era um pregador excelente, um Doutor da Igreja.
Seus inúmeros milagres e histórias fizeram devotos em várias partes do planeta. Tanto que ele ficou conhecido como “o santo de todo mundo”.
Um desses “milagres” está relacionado ao Menino Jesus, ao qual o santo sempre teve muita devoção, assim como a Nossa Senhora.
Santo Antônio e o Menino Jesus
Diz-se que, certa vez, Santo Antônio precisou ficar hospedado em Pádua. Foi a família de um senhor nobre que o acolheu em sua casa. Uma noite, o fidalgo, vendo do lado de fora do quarto de Frei Antônio alguns raios de luz, decidiu-se aproximar dos aposentos. O homem ficou surpreso com o que viu: o santo estava segurando nos braços um gracioso menino que suavemente o acariciava.
O senhor, então, entendeu que o próprio Menino Jesus apareceu ao santo para consolá-lo pelas fadigas sofridas em suas missões e pregações. Depois do êxtase, o Frei Antônio procurou o nobre senhor, dizendo que sabia que ele o havia observado durante a aparição. Pediu, então, que o homem não revelasse o que tinha visto. O senhor assim o fez, somente revelando o fato depois da morte do Santo.
A imagem de Santo Antônio
A história acima teria motivado a representação de Santo Antônio com o Menino Jesus nos braços.
De fato, representam-se o Menino Jesus e o Santo Antônio de três formas:
- o Menino sobre a Bíblia, lembrando que o santo anunciava Jesus Cristo através de inúmeras citações do Evangelho;
- o Menino Jesus no colo do santo, representando a intimidade do frei com Jesus;
3. o Menino sendo mostrado ao santo por Nossa Senhora, lembrando também a devoção de Antônio à Mãe de Deus.