86° Capítulo Geral 2024: Frei Roberto Genuin é reeleito Ministro Geral para mais seis anos

Frei Roberto Genuin: reeleito, governará até 2030

Ministro reeleito bacharelou-se em Teologia em 27 de junho de 1986, no Estudantado Teológico Interprovincial Laurentianum em Veneza

Por Pascom Capuchinhos RJ

Roma, 3 de setembro de 2024 – Hoje no programa do Capítulo Geral está a eleição do Ministro Geral da Ordem. Às 9h30 da manhã, horário local, todos os frades capitulares reuniram-se na igreja do Colégio Internacional para uma liturgia específica e oração pela eleição do Ministro Geral. A palavra que ressoou é a do Evangelho de Mateus (20,20-28), que qualifica como serviço as tarefas dentro da comunidade, a partir dos cargos mais elevados. O próprio Cristo descreve a sua tarefa como serviço, até ao fim, até pôr em risco a própria vida. Em seguida foi lida a seção da Memória do Desejo da Alma, de Tomás de Celano, na qual nosso santo Papa Francisco indica as qualidades que o Ministro deve ter (184-186).

Em seguida, os capitulares seguiram o Ministro Geral cessante, que traz na mão uma lâmpada acesa, em procissão rumo à sala capitular, onde, assim que chegaram, a lâmpada foi colocada diante do Livro dos Evangelhos enquanto cada um ocupava o seu lugar. Assim que chegaram, todos os capitulares cantaram o Veni Creator Spiritus para invocar a assistência do Espírito neste momento importante da vida da Ordem.

A seguir, o Secretário do Capítulo procedeu à chamada e depois os escrutinadores distribuíram as cédulas. Após a votação, as cédulas foram contadas e examinadas: o Irmão Roberto Genuin foi eleito no primeiro escrutínio, entrando assim no seu segundo mandato como Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O Irmão Roberto aceitou a nova eleição. Um grande e prolongado aplauso saudou a proclamação oficial do resultado.

Em seguida, todos os capitulares, um de cada vez, homenagearam o Irmão Roberto com um aperto de mão e um abraço, agradecendo-lhe e desejando-lhe ainda mais bons serviços à Ordem.

Frei Genuin com o Papa Francisco, dia 31 de agosto, ocasiçao em que o Pontífice recebeu os integrantes do atual Capítulo.

Conheça mais Frei Roberto Genuin

Frei Roberto Genuin nasceu em 20 de setembro de 1961 em Falcade (província e diocese de Belluno, Itália). Filho de Antonio Genuin e de Valeria Adami, de família numerosa e católica. Foi batizado em 24 de setembro de 1961. Entrou no Seminário Seráfico de Castelmonte (em Údine) ao 11 anos de idade, em 1972. Iniciou o Noviciado, em Lendinara, (província de Adria-Rovigo), em 3 de outubro de 1980. Fez a profissão simples em 4 de outubro de 1981 e a profissão perpétua, em Veneza, em 30 de junho de 1985. Bacharelou-se em Teologia em 27 de junho de 1986, no Estudantado Teológico Interprovincial Laurentianum em Veneza, obtendo Summa cum laude. Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1987 em sua paróquia de Falcade (Belluno). Membro de nosso Colégio Internacional em Roma, de 1991 a 1996, na Pontifícia Universidade Lateranense obteve o Doutorado de Pesquisa em Direito, in Utroque Iure (Direito Civil e Direito Canônico).

Ainda como diácono, foi animador do Seminário Seráfico de 1986 a 1987, e Diretor de 1988 a 1991. Após os estudos em Roma, foi Guardião de Veneza, Vice-Diretor do Estudantado Teológico Laurentianum e docente titular do mesmo, de 1996 a 2008. Eleito Vigário Provincial, participou como Delegado dos Capítulos Gerais de 2006, 2012 e 2018. Em 2008 foi eleito Ministro Provincial e foi reeleito para o 2° triênio. Em 2014, foi nomeado primeiro Ministro Provincial da Província Vêneta de Santa Cruz pelo Ministro Geral. Em 2017, frei Roberto foi nomeado Guardião do Convento de Rovereto (Trento).

Como Ministro Provincial, visitou todos os frades da Província na Itália e no exterior. Os frades de Veneza trabalham como missionários em serviço silencioso na Igreja de: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Grécia, Hungria, Geórgia, Israel e Suíça. A pedido da Ordem, aderiu ao “Projeto Europa” e enviou jovens frades não só na Grécia e na Hungria, mas também na Geórgia, Suíça e França, em Clermont-Ferrand. Colaborou assiduamente na Comissão, para a revisão das Constituições dos Frades Menores Capuchinhos, revisando-as no aspecto jurídico e nas notas. Frei Roberto foi também membro da Comissão preparatória do Capítulo Geral de 2018, que o elegeu Ministro Geral.

Assista ao vídeo da eleição

Artigo anteriorSanto do dia 3 de setembro: São Gregório Magno
Próximo artigoSanto do dia 4 de setembro: Santa Rosália