6 excelentes motivos para passar tempo com os idosos

Aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo o tempo que você passa com os idosos

Ground Picture | Shutterstock

Por Cerith Gardiner / Aleteia

É muito bom passar um tem po cercado por amigos e familiares… Esta época do ano pode ser muito mais isolada para os idosos: como eles ficam mais tempo dentro de casa, não veem tantas pessoas como em dias mais amenos. Por isso, é importante que a geração mais jovem possa visitá-los, pois, além de levarem amor a eles, também descobrirão que esses encontros são muito gratificantes. Aqui estão seis excelentes motivos para passar um tempo com seus idosos:

1 – SABEDORIA DE VIDA

As pessoas mais velhas já passaram por muita coisa e têm muito conhecimento para compartilhar. Elas podem oferecer conselhos valiosos com base em sua experiência. Com essa sabedoria em mãos, seria um erro não passar tempo com os mais velhos.

2 – HISTÓRIAS E ANEDOTAS

As pessoas mais velhas geralmente contam anedotas sobre sua juventude, que são fascinantes e esclarecedoras. Lembre-se, porém, de que essas histórias não serão publicadas em livros, portanto, tente memorizá-las ou registrá-las para as gerações futuras.

3 – PERSPECTIVA SOBRE O ENVELHECIMENTO

Passar tempo com pessoas mais velhas proporciona uma visão mais realista do que significa envelhecer e ajuda a apreciar os diferentes estágios da vida. Isso não apenas o torna mais grato pela vida que tem, mas também pode incentivá-lo a orar por uma vida longa e a compartilhar momentos preciosos com as gerações mais jovens.

4 – APOIO EMOCIONAL

A solidão pode ser um grande problema para os idosos, e sua atitude pode proporcionar a eles a tão necessária interação social e apoio emocional. Diversos estudos confirmaram a importância da comunidade para o bom envelhecimento. Portanto, ao fazer parte dessa comunidade, você estará proporcionando muita alegria a eles.

5 – OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO

Atualmente, a Internet é usada como fonte de informações, o que nos faz esquecer que os idosos são fontes reais e vivas de informações, cheias de sabedoria e experiência. Eles podem lhe ensinar habilidades e hobbies que, embora não estejam necessariamente na moda, ainda são incrivelmente valiosos e interessantes.

6 – O SENSO DE HISTÓRIA

As pessoas mais velhas muitas vezes podem transmitir relatos pessoais de eventos históricos que elas podem ter vivenciado em primeira mão, enquanto você só os conhece por meio de livros. Ouvir suas histórias dá uma nova dimensão e uma perspectiva muito humana sobre os grandes eventos que ocorreram.

Para que vocês possam aproveitar ao máximo esse tempo juntos, aqui estão algumas dicas para tornar sua visita um verdadeiro prazer:

  • Traga um lanche

Você pode se surpreender com a riqueza de conhecimento que pode ser compartilhada com um prato de biscoitos ou uma boa xícara de chá.

  • Aprenda a arte de ir devagar

Eles têm uma vida inteira de experiência, portanto, não tenha pressa. Saboreie esses momentos, mesmo que eles envolvam caminhadas lentas e conversas tranquilas.

  • Explique a tecnologia

Esteja preparado para explicar que o Facebook não é um livro e que o Google não é apenas uma palavra engraçada. Ao apresentá-los à tecnologia, você pode abrir as portas do mundo digital para que eles permaneçam conectados e mantenham vínculos sociais, especialmente com o restante da família.

  • Seja paciente

Deixe que eles relembrem episódios de suas vidas, mesmo que você já tenha ouvido as histórias dezenas de vezes: isso os deixa felizes. Seja paciente, pois eles provavelmente já estiveram com você muitas vezes.

  • Curta a moda vintage

As pessoas mais velhas podem não seguir as últimas tendências, mas elas têm um senso de estilo que transcende gerações. Abrace a moda vintage e use-a como inspiração para seu próprio guarda-roupa.

  • Compartilhe uma risada

O riso é uma linguagem universal e o humor pode superar qualquer diferença de geração. Uma boa piada ou uma história engraçada pode criar laços de amizade e boas lembranças.

Artigo anteriorSete motivos pelos quais um sacristão é importante nas igrejas católicas
Próximo artigoExiste confissão virtual?