Festa de Nossa Senhora das Graças acontece nesta aquarta-feira, 27, com missas, bênção das famílias e procissão

No alto, a bela imagem de Nossa Senhora das Graças a que todos encanta. | Fotos: Arquivo Pascom Capuchinhos

A festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ocorre em 27 de novembro, data que marca uma das aparições de Maria a Catarina.

Emilton Rocha

Com o tema “Com Maria, caminhamos em oração”, o Santuário da Medalha Milagrosa convida para a festa que acontece no dia 27, cuja novena vem preparando os devotos de 18 a 26 de novembro será encerrada no dia anterior. O endereço do Santuário é Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca.

A história da devoção e Nossa Senhora da Medalha Milagrosa remonta ao início do século XIX, quando, em 1830, uma jovem noviça chamada Catarina Labouré afirmou ter tido uma série de visões da Virgem Maria na capela do convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris. Durante uma dessas aparições, Nossa Senhora teria pedido a Catarina para cunhar uma medalha conforme o modelo que lhe foi mostrado, assegurando que aqueles que a usassem com fé receberiam grandes graças.

A medalha, mais tarde conhecida como a Medalha Milagrosa, apresenta em um dos lados a imagem de Nossa Senhora com os braços abertos, de onde emanam raios de luz, simbolizando as graças derramadas sobre aqueles que a solicitam. Ao redor da imagem, as palavras “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” são inscritas.

No lado oposto da medalha, encontram-se o “M” de Maria, entrelaçado com uma cruz, e, abaixo, os Sagrados Corações de Jesus e Maria, cercados por doze estrelas que representam os apóstolos. A devoção rapidamente se espalhou pelo mundo após a morte de Catarina Labouré, em 1876, e a sua canonização em 1947 só veio a fortalecer ainda mais a fé dos devotos.

Frei Jorge de Oliveira (OFM Cap) abençoará as famílias, às 15h.

Hoje, a Medalha Milagrosa é um símbolo de proteção e intercessão maternal, inspirando milhões de fiéis a buscarem conforto e esperança nas promessas de Maria. A celebração da festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ocorre em 27 de novembro, data que marca uma das aparições de Maria a Catarina.

Os milagres da Medalha Milagrosa

Em 1832, aconteceu que uma violenta epidemia de cólera infestou Paris e levou à morte mais de vinte e duas mil pessoas. Nessa mesma época o Pe. Aladel tinha mandado cunhar o primeiro lote de duas mil Medalhas, que foram à congregação de São Vicente. As irmãs, mais do que depressa, passaram a distribuir as medalhas ao povo. Era o mês de junho e estavam bem no meio da epidemia. Então, curas milagrosas começaram a acontecer, livrando um grande número de pessoas da morte. E, junto com as curas, verdadeiras conversões e inúmeros depoimentos atestando a proteção de Deus para aqueles usavam a Medalha.

Por tudo isso, a devoção se alastra velozmente. O povo de Paris começa a chamar a medalha de “milagrosa”.

A saída da Procissão será da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em frente a Cafeteria Pão Nosso.

Nesta quarta, 27 de novembro, dia da festa, a primeira missa será celebrada às 7h por Dom José Ubiratan Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ao todo, serão 7 missas, incluindo a Missa Solene de Encerramento marcada para 18h (Padre Erick de Carvalho, CM). Os horários das demais missas serão 8h30 (Padre Hugo Silva Barcelos, CM), 10h (Dom Roberto Lopes), 11h30 (Padre Vandeir Barbosa, CM), 13h (Padre Paulo G. Lima) e 16h, Missa dos Doentes (Padre Pedro José Nogueira – Bênção do Santíssimo). A bênção das famílias acontece às 15h, seguida da Procissão. (Veja a programação completa abaixo)

PROGRAMAÇÃO DA FESTA – 27 DE NOVEMBRO

MISSAS:

7h – Dom José Ubiratan Lopes – OFM Cap

8h30 – Padre Hugo Silva Barcelos – CM

10h – Dom Roberto Lopes

11h30 – Padre Vandeir Barbosa – CM

13h – Padre Paulo G. Lima

15h – Missa das Famílias – Frei Jorge Luiz de Oliveira (OFM Cap) – Capuchinhos

A saída da Procissão será da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em frente a Cafeteria Pão Nosso. Às 17h, oração do Santo Terço e, em seguida, iremos em procissão até o Santuário da Medalha Milagrosa para a missa de encerramento.

16h – Missa dos Doentes – Padre Pedro José Nogueira – Bênção do Santíssimo

18h – Missa de Encerramento – Padre Erik de Carvalho – CM

DIA 28 DE NOVEMBRO – FESTA DE SANTA CATARINA DE LABOURÉ

18h – Missa em Ação de Graças à Santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora das Graças – Padre Erik de Carvalho Gonçalves – CM

Obs.: Durante a festa, após cada missa, teremos a bênção da água e dos objetos sagrados. O Santuário não oferece garrafas de água benta, traga a sua garrafa com água de casa para ser abençoada.

Artigo anteriorSão Paulo já tem uma paróquia dedicada ao beato Carlo Acutis