A missão Spei Satelles carrega uma mensagem de esperança do Papa Francisco
Daniel R. Sparza / Aleteia
A missão Spei Satelles foi lançada com sucesso da base dos EUA em Vandenberg, Califórnia. Do tamanho de uma bola de futebol americano, o Spei Satelles (latim para “Guardião da Esperança”) carrega a mensagem do Papa Francisco proferida em 27 de março de 2020, na extraordinária bênção “Urbi et Orbi” que ocorreu na Praça de São Pedro durante o auge da pandemia de Covid-19.
De acordo com o Vatican News, o SpeiSat 3U CubeSat foi lançado a bordo do foguete SpaceX Falcon 9, que o colocará em órbita terrestre baixa a uma altitude de 525 km, levando uma versão do nanobook do Papa Francisco “Por que sois tão medrosos, ainda não tendes fé?” – uma coleção de imagens e fragmentos selecionados da Statio Orbis de 2020.
O nanobook, que tem aproximadamente o tamanho da ponta de uma caneta, foi feito na Universidade Politécnica de Turim e só pode ser lido por dispositivos específicos de leitura de nanotecnologia. Mas, segundo o Vatican News, “a voz do satélite será um transmissor que na banda de rádio amador, na frequência de 437,5 MHz, modulação: GMSK a 9600 bit/s e protocolo: AX.25 transmitirá as mensagens tiradas do Pontifício Magistério sobre a esperança”.
Embora pequeno em tamanho, o satélite e o nanobook carregam um grande significado. O próprio nome e logotipo da Missão Espacial refletem o desejo de inspirar esperança, criando um símbolo no céu para promover a fraternidade e a partilha na Terra – as forças motrizes por trás de toda esperança possível.
O satélite também possui um site próprio, no qual qualquer pessoa pode acompanhar o andamento da missão. Ainda é possível ter o nome inscrito em um chip de memória dedicado a bordo do satélite: é um cartão de embarque virtual.
O site explica: “Para obter um cartão de embarque virtual, será pedido aos interessados que se comprometam a fazer uma obra de misericórdia em nome da paz e da esperança. Cada pessoa envolvida pode, assim, tornar-se uma semente concreta de esperança na sua vida cotidiana.”
O satélite ficará em órbita por até 12 anos, mas o transmissor de rádio só transmite por 6 meses a um ano, devido a limitações de bateria.