“Carlo tinha grande devoção a São Francisco, o santo eucarístico, o santo da comunidade, o santo cristológico”
Por ACI Digital
A Igreja celebra nesta quarta-feira, 12 de outubro, a memória litúrgica do Beato Carlo Acutis. Por esse motivo, diversos eventos como adorações eucarísticas e conferências acontecem desde o último dia 8 para celebrar a vida do beato, conhecido como Apóstolo da Eucaristia.
Carlo faleceu aos 15 anos, em 2006, devido a uma leucemia. O seu corpo foi sepultado em um cemitério na cidade de Assis e depois levado para uma capela dentro do Santuário do Despojamento de São Francisco.
Devoção a São Francisco
Certa vez, durante um momento organizado pela Diocese de Assis, dias antes da beatificação de Carlo, em outubro de 2020, sua mãe Antonia Salzano comentou sobre a admiração que seu filho tinha por São Francisco de Assis:
“Carlo tinha grande devoção a São Francisco, o santo eucarístico, o santo da comunidade, o santo cristológico. Carlo dizia que queria ser santo, mas não como São Francisco, porque São Francisco era muito difícil de imitar”.
Antonia contou que Carlo nutria um carinho por Assis e isso “se devia ao vínculo especial que tinha com são Francisco, carregava Assis no coração, dizia que a cidade onde se sentia mais feliz era Assis, porque aqui se respirava algo especial que não se respirava em outras cidades”.
No sábado (8), a mãe do beato apresentou seu livro chamado “O segredo de meu filho”. E afirmou para a imprensa local:
“Não é fácil captar a individualidade de uma pessoa se não se tem uma relação direta com ela. É por isso que eu quis tentar contar a história do meu filho, escrevendo um livro a partir do coração e tentando ajudar seus muitos devotos a conhecê-lo e amá-lo”.
Restaurante Popular Carlo Acutis
Na segunda-feira (10) após a Santa Missa das 9h, no Santuário do Despojamento, foi inaugurado um restaurante popular com o nome Carlo Acutis. O local foi pensado para atender pessoas com dificuldades econômicas e peregrinos, no centro histórico de Assis (rua vicolo Frondini, 4).
Comemorações em memória do Beato
No dia 12 de outubro, será realizada no santuário uma catequese com o padre Bonifas e, logo após, rezado o terço e a Santa Missa, presidida por Dom Gualdo Tadino, bispo da diocese de Assis. Por fim, haverá o o concerto musical “Não eu, mas Deus”, do cantor italiano Marco Mammoli.