1º Congresso Internacional de Educação, Esporte e Fé acontecerá em maio de 2025

Cidade de Bandeirantes (PR) é o local escolhido. Anúncio foi feito durante a 17ª ExpoCatólica. Giba, campeão olímpico do vôlei, é um dos embaixadores do evento

O São Paulo*

Com a esperada participação de atletas, estudiosos da área esportiva e lideranças católicas, acontecerá em maio de 2025, em Bandeirantes (PR), o 1º Congresso Internacional de Educação, Esporte e Fé.

O evento, chancelado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, está sendo organizado pelo Instituto Redemptor, vinculado ao Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com o apoio do Morro dos Anjos Resort e do Santuário de São Miguel Arcanjo, localizados em Bandeirantes.

O anúncio do evento foi feito na sexta-feira, 5, em coletiva de imprensa durante a 17ª edição da ExpoCatólica, com a participação do Padre Omar Raposo, responsável pelo Instituto Redemptor; do Padre Rosinei Toniete, Reitor do Santuário de São Miguel Arcanjo; do empresário Rodrigo Ferro, proprietário do resort, acompanhado de sua esposa Carla; e de Giba, ídolo do vôlei, medalhista de ouro nos jogos de Atenas 2004 e de prata em Pequim 2008 e Londres 2012.

Segundo Padre Omar, o congresso se estenderá por algumas semanas de maio de 2025, em um evento que irá aliar o turismo religioso e uma frutuosa discussão sobre esporte, educação e fé.

“A Santa Sé estabelece critérios importantes para o diálogo da Igreja em todo o mundo com o esporte. Seja em sua dimensão amadora, seja profissional, o esporte é uma ferramenta fabulosa para o desenvolvimento humano e para garantir este diálogo, bem como a saúde, o bem-estar e uma nova cultura de paz. Nós nos alegramos muito em poder fazer parte deste movimento, também representando a Igreja Católica por meio da CNBB”, disse Padre Omar ao O SÃO PAULO.

O Sacerdote adiantou que um dos participantes será o Cardeal José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. Segundo Padre Omar também participarão teóricos que lidam com o esporte e representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB).

Padre Rosinei Toniete disse ser uma grande alegria para o Santuário de São Miguel Arcanjo poder ser parte deste evento que falará sobre os valores do esporte para crianças, adolescentes e jovens. “Será também um grande redescobrir da fé, um grande presente de Deus para nós”.

Já o empresário Rodrigo Ferro afirmou que o Morro dos Anjos Resort estará preparado para bem acolher a todos, em um ambiente familiar e de conforto.

Padre Omar Raposo e o empresário Rodrigo Ferro com o Papa Francisco.

GIBA: ‘É PERFEITA A JUNÇÃO DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E FÉ’

Nascido no interior do Paraná, Giba assegura que todos que forem ao evento irão “receber toda a acolhida que o povo paranaense tem, transmitindo uma energia muito grande”.

Ele conta que os católicos de modo especial sentirão toda a energia positiva ao visitar o Santuário de São Miguel Arcanjo e estar no Morro dos Anjos Resort.

“Acredito que será um congresso muito grande, em que poderemos mostrar este pedacinho do céu, que é o Morro dos Anjos Resort. E tenho muito prazer em estar à frente disso, depois de 27 anos de carreira, 20 anos na seleção brasileira, e hoje trabalhando na federação internacional de vôlei e em projetos sociais. Fico feliz em poder dar minha contribuição”, comentou o campeão olímpico.

“Educação e esporte é uma parceria que funciona sempre muito bem em outros países e agora vamos incluir a fé. E, certamente, é perfeita a junção de educação, esporte e fé”, concluiu.

*Jornal da Arquidiocese de São Paulo

Artigo anteriorSanto do dia 7 de julho: São Vilibaldo