Tríduo a Santa Clara começa nesta terça-feira, na Missa das 18h

Da mesma forma que São Francisco, Clara também enfrentou oposição da família, que não aceitava que sua filha abandonasse a vida nobre

Santa-Clara-2
Santa Clara seguiu São Francisco de Assis na decisão de viver uma vida austera e de completa pobreza.

Emilton Rocha, com informações de Ana Paula de Araújo (Info Escola) / Foto: Google

Nesta terça-feira, 8 de agosto, o Santuário Basílica de São Sebastião dará início ao Tríduo a Santa Clara, durante a Missa das 18h. Santa Clara é considerada a Padroeira da Televisão e de seus profissionais, assim como da cidade de Assis, dos cegos, das lavadeiras, dos vidraceiros e dos artistas em vidros. A Missa Solene na Basílica será celebrada sexta-feira, 11 de agosto, dia da Santa, às 18h.

Santa Clara

Batizada pelo nome de Chiara d’Offreducci, na cidade italiana de Assis, Clara nascera aos 16 de Julho de 1194. Segundo o que diz a tradição, sua mãe teria lhe dado este nome devido a uma inspiração que teve, ela acreditava que sua filha viria para iluminar o mundo.

Clara pertencia a uma família nobre e era muito bela. Desde muito nova se mostrava caridosa e respeitava os mais pobres. Ao se deparar com a decisão de São Francisco de Assis em viver uma vida austera e de completa pobreza, Clara foi tomada por uma irresistível decisão de segui-lo na vida religiosa. Da mesma forma que São Francisco, Clara também enfrentou forte oposição da família, que não aceitava que sua filha abandonasse a vida nobre para viver na completa miséria, mas nada a demoveu de seu ideal. No dia 18 de março de 1212, aos dezoito anos de idade, Clara fugiu de casa, decidindo-se radicalmente pela vida religiosa. Apresentou-se, então, na Igreja de Santa Maria dos Anjos, onde se encontrou com São Francisco e seus frades. Ele, então, cortou seus cabelos e pediu que vestisse um hábito de lã e pronunciasse os votos de pobreza, castidade e obediência. Clara foi a primeira mulher a aderir aos ideias franciscanos em sua vida.

Seguindo o conselho de São Franciso, Clara ingressou primeiramente no Mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas, com o objetivo de familiarizar-se com a vida religiosa. Em seguida foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde sua irmã de sangue, Inês, juntou-se a ela. Algum tempo depois Francisco levou-as para o Convento de São Damião, onde seria sediada a Ordem Segunda Franciscana, das monjas. Primeiramente elas seriam chamadas “Damianitas”, e depois, a escolha de Clara, de “Damas Pobres”, e por último, como são chamadas até hoje, “Irmãs Clarissas”.

A decisão de Clara foi tamanha que sua mãe e mais uma de suas irmãs, Beatriz, foram também viver ao seu lado, abandonando seus palácios e suas riquezas.

Por volta de 1224, Clara foi acometida de uma enfermidade e aos poucos foi enfraquecendo. Dois anos depois, em 1226, Francisco viria a morrer, e depois disso Clara viveria ainda 27 anos, continuando a vida que havia aprendido com ele.

No dia 11 de Agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu do Papa Inocêncio IV a bula de aprovação canônica da ordem das irmãs Clarissas. Dois anos após a sua morte foi proclamada santa Clara de Assis, pelo Papa Alexandre IV.

Artigo anteriorEncontro reúne Franciscanos do Brasil em Aparecida
Próximo artigo“Semana Nacional da Família”, um artigo do Cardeal Orani Tempesta