Frei Arles: “São Sebastião, olhai por vossos filhos e filhas desta cidade maravilhosa”

Frei_Arles_Pascom_Capuchinhos_07012016152517

ENTREVISTA Frei Arles de Jesus

Reitor e pároco do Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos

Trezena de São Sebastião: “O maior milagre a ser destacado é a fé que permanece viva no coração do carioca”

Por Raphael Freire | Foto: Emilton Rocha

No dia 7 de janeiro o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Missa de Abertura da Trezena de São Sebastião 2016, no Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos, na Tijuca.

Em uma entrevista exclusiva ao Sistema de Comunicação da ArqRio, o pároco, Frei Arles Dias de Jesus, fala sobre a visita da Imagem Peregrina ao Santuário – elevado pelo Papa Francisco ao grau de basílica menor –, destaca alguns elementos de misericórdia na vida de São Sebastião, ressalta os milagres e os frutos das edições anteriores da Trezena na comunidade, e deixa uma mensagem ao povo carioca.

Leia a entrevista na íntegra:

●Em 2015 o Santuário São Sebastião Frades Capuchinhos foi elevado ao grau de basílica menor, considerado o mais alto posto que uma igreja pode alcançar. Dentro deste contexto, torna-se ainda mais especial a abertura oficial da Trezena de São Sebastião neste ano de 2016?

É bom lembrar que está será a primeira trezena a ser realizada neste templo, agora reconhecido como Basílica Menor, cada vez mais temos a preocupação maior em acolher bem todos os fiéis que durante todo o ano aqui acorrem, para pedir a intercessão de tão glorioso mártir e padroeiro desta cidade. É também a primeira trezena realizada, pois até o ano anterior era realizada a abertura da programação da trezena, porém aqui era preparada a novena de São Sebastião. Lembramos que esta não é apenas mais uma festa religiosa que acontece em nossa Igreja, mas sim a demonstração de fé de um povo. Essa devoção está presente na história da cidade desde sua fundação, fato este que levou o reconhecimento da procissão de São Sebastião como bem imaterial do patrimônio cultural; nosso Cardeal Orani João Tempesta eleva a Santuário Arquidiocesano; e pelo decreto municipal a Igreja dos Capuchinhos é declarada como Templo de Especial Valor Afetivo para os cariocas, que a muitos anos acompanham, participam e celebram a memória de seu padroeiro; e a elevação deste templo a Basílica pelo Santo Padre o Papa Francisco pela sua importância devocional, valor histórico e pela beleza artística de sua arquitetura,  realizada no ano de 2015. Além dos títulos concedidos a este lugar de oração e devoção, ele possui três elementos principais ligados a história da fundação da cidade, a pedra marco de fundação, os restos mortais do fundador Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, padroeiro da cidade trazida por ele.

●A Igreja está vivenciando o Ano Santo da Misericórdia e também a Trezena vai demonstrar essa graça de Deus através da vida de São Sebastião. Quais elementos de misericórdia o senhor destacaria na vida deste Santo?

Dentro de nossa programação toda a trezena foi elaborada a partir da Bula de proclamação do jubileu extraordinário da misericórdia: “Misericordiae Vultus”. Alguns elementos dos quais destacamos é o olhar fixo de São Sebastião na misericórdia divina, sendo ele verdadeiramente um missionário, que experimenta, vive e aponta para a fonte que jorra esse amor misericordioso o Cristo Jesus; que em seu olhar apaziguador e reconfortador nos revela a trindade.

●Em todas as edições a Igreja dos Capuchinhos acolheu a Trezena de São Sebastião. Quais os frutos, milagres e graças alcançadas pelos frades e fiéis com a passagem da Imagem Peregrina pela comunidade? Poderia destacar alguma história?

O maior milagre a ser destacado é a fé que permanece viva no coração do carioca, que é passada de geração em geração e que todos os anos lotam este templo para agradecer pelo milagre da vida. Ressaltamos aqui a frase de um ilustre Capuchinho, Frei Eugênio de Cômiso que fala: “A igreja desce, mas não desaparece”. Ele faz referência a história do Morro do Castelo onde tudo começou e que hoje permanece cada vez mais viva e que remete o povo a esta nossa casa. Por onde passa a imagem peregrina que é fac-símile da que foi trazida por Estácio de Sá, e que se encontra sob a guardiania dos Capuchinhos, desperta no coração carioca os sentimentos de gratidão, que mesmo em um tempo de crise, violência, este povo não se sente só, sabe que tem por ele um intercessor junto a Deus. Assim se necessário for destacar algum milagre eis ai os mais visíveis neste tempo de festa: a fé em Deus, o carinho do povo que ama esta cidade e a esperança de ver um mundo melhor.

●A cidade do Rio de Janeiro está celebrando os seus 450 anos e com muitos desafios nas áreas da educação, saúde, segurança, entre outros… O Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos faz parte desta história e enquanto reitor desta Igreja, que recebe milhares de fiéis, peregrinos e turistas, qual a mensagem que o senhor deixa para a população carioca?

Meus irmãos e minhas irmãs, neste ano que alegremente comemoramos o jubileu extraordinário da misericórdia, lembro-vos das palavras de nosso Papa Francisco: “Somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar nosso olhar na misericórdia, para tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.” Portanto a partir de tais palavras abramos nossos ouvidos para escutarmos o clamor de nossa gente, que clama por justiça; abramos nossa mente para entendermos as diversas realidades e assim antes de julgarmos, agir com maturidade e misericórdia mediante as necessidades dos pequenos e marginalizados; assim também abramos nosso coração para reconhecermos no outro a face de Jesus Cristo, que nos revela e faz compreender que o sentido de ser Igreja está presente na relação Trinitária que é Amor. Que o exemplo do Glorioso Mártir São Sebastião, padroeiro desta cidade, desta Arquidiocese, deste povo tão amado, se torne cada vez mais viva a fé em nosso meio, que nos seus festejos possamos cada vez mais elevar nossos pedidos, louvores e agradecimentos a Deus pelo milagre que todos os dias nos concede o “dom da vida”. Interceda por nós São Sebastião, olhai por vossos filhos e filhas desta cidade maravilhosa, desta cidade que foi, que é e sempre será dedicada a vós.

●Além da Trezena, a Igreja dos Capuchinhos também realiza uma grande festa para celebrar seu Padroeiro. O senhor poderia nos contar os destaques da programação deste ano de 2016?

Como sempre acontece todos os anos a nossa festa terá as missas que acontecem de hora em hora, seguida da procissão em direção a Catedral que sai as 16h da Basílica, e que logo após o Auto de São Sebastião a imagem retorna a Basílica encerrando os festejos com a missa de encerramento. O destaque deste ano está por conta da elevação desta Paróquia a Basílica Menor.

Pelo decreto da Penitenciaria Apostólica esta concede a Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos, a Indulgência Plenária à todos que aqui vierem para celebrar a memória de São Sebastião. A Indulgência Plenária será dada a todos os peregrinos que confessarem seus pecados, participarem de uma das missas e comungarem, e rezarem pelo Santo Padre o papa, o Creio, o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória. Portanto como em todos os anos teremos sacerdotes que estarão de plantão para ouvir as confissões a partir das 6h da manhã até às 18h.

●Complete a frase: São Sebastião é… modelo para nós cristãos, que convida deixar-nos tocar pela misericórdia divina e tornar-nos anunciadores de tão grande dádiva.

Artigo anteriorPapa Francisco lança primeiro livro: “O nome de Deus é Misericórdia”
Próximo artigoNão percam a esperança, diz Papa para Jubileu dos Adolescentes