Iniciada a Trezena de São Sebastião, que acontece de 7 a 19 de janeiro

Com o tema “São Sebastião superou tudo com amor”, Cardeal Orani abriu oficialmente a oitava edição da Trezena

Por Emilton Rocha / Pascom

DSC_2537aaaaaa (Copy)
Dom Orani preside Missa de Abertura da Trezena de São Sebastião que acontece de 7 a 19 de janeiro

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro iniciou, neste domingo, a oitava edição da Trezena de São Sebastião, com o tema “São Sebastião superou tudo com amor”, com missa às 9h na Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), presidida pelo Cardeal Orani Tempesta.

O dia de São Sebastião – 20 de janeiro -, Padroeiro da Cidade, cairá no sábado. Nesse dia, toda a cidade do Rio de Janeiro e inúmeras outras localidades do Brasil estarão homenageando o Santo Guerreiro, defensor da Igreja. Os preparativos para esse grande acontecimento já estão em andamento em toda a Cidade, em especial na Arquidiocese.

São treze dias de peregrinação, com visitas em mais de 100 lugares, entre comunidades dedicadas ao padroeiro, obras sociais e instituições públicas, de saúde e comunicação. A Trezena será concluída no dia 19 de janeiro, e no dia 20 (sábado) será a grande festa com Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), às 9h da manhã. “A Trezena será uma maneira de agradecer a Deus por tudo que vivemos no ano que passou e dar testemunho de vida cristã em nossa caminhada de fé”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, idealizador da Trezena.

De lá, às 16h, sairá a tradicional procissão até a Catedral Metropolitana, onde a imagem deverá chegar por volta de 17h30. O cortejo passará por Estácio, Rua Frei Caneca, Túnel Martins Sá, Praça da Cruz Vermelha, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação e Avenida Chile. Na Catedral, Dom Orani dará a benção à cidade. Também será encenado o auto de São Sebastião e a Missa Solene de encerramento.

Abaixo, a tabela da Trezena que informa o dia, a hora, a pastoral envolvida com a Liturgia e o gesto concreto que são gestos diários de solidariedade para ajudar dezenas de famílias durante toda a Trezena.

Para ampliar, clique duas vezes na miniatura

Trezena de São Sebastião, de 7 a 19 de janeiro – Programação
“São Sebastião superou tudo com amor”

O CELEBRANTE VAI TRABALHAR A LITURGIA PRÓPRIA DO DIA, DENTRO DE TEMA DA TREZENA