Trezena de São Sebastião: de 7 a 19 de janeiro

Abertura da Trezena será realizada no dia 7 de janeiro, às 19h, pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta

dom orani trezena
Dom Orani e a imagem missionária: Missa de abertura da Trezena será no dia 7, às 19h.

Por Emilton Rocha / Pascom

Passado o dia 3 de janeiro, primeira sexta-feira do ano, dia em que cerca de 50 mil fiéis receberam a bênção dos frades capuchinhos, nesta terça-feira, 7, tem início a Trezena de São Sebastião, cujo tema neste ano é “São Sebastião, ardoroso missionário”.

Durante os treze dias, devotos do santo guerreiro estarão vivenciando – de 7 a 19 de janeiro – momentos de preparação para a grande festa no dia 20. Neste período, a imagem missionária do padroeiro da arquidiocese e da Cidade Maravilhosa percorrerá todo o Rio com momentos de fé, devoção e unidade, que marcam os corações dos cariocas, levada pelas mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. A abertura da Trezena será realizada no dia 7 de janeiro, às 19h, por Dom Orani.

Gesto Concreto, uma atitude de solidariedade

Como é tradição, durante os treze dias os paroquianos entregam gestos concretos durante o ofertório (veja lista abaixo). Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela organização católica, sempre a situações de profundo sofrimento. Como gesto concreto é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações,  caso a Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se realiza pela coleta de alimentos e outros materiais.

Veja, abaixo, toda a programação e os respectivos gestos concretos:

7-jan     Terça-feira – 19h – Liturgia – Açúcar

8-jan     Quarta-feira – 19h – RCC/MANNAIN – Café

9-jan     Quinta-feira – 19h –  Associações – Óleo

10-jan   Sexta-Feira – 19h – Apostolado da Oração – Leite em pó

11-jan   Sábado – 17h – MESC – Fubá

12-jan   Domigo – 18h – Jovens  – Macarrão

13-jan   Segunda-feira – 19h – Dízimo / Clube do leite – Arroz

14-jan   Terça-feira – 19h – Congregação Mariana/OFS – Farinha de mandioca

15-jan   Quarta-feira – 19h – Terço dos Homens – Óleo

16-jan   Quinta-feira – 19h – Batismo/Turano (Com. São José) – Feijão

17-jan   Sexta-Feira – 19h – Pastoral Familiar – Arroz