Trezena de São Sebastião: de 7 a 19 de janeiro, a preparação para a festa do protetor das familias cariocas

“São Sebastião, padroeiro das famílias cariocas” é o tema deste ano

10917267_684733754972544_1020003000067133262_n

Por Emilton Rocha / Pascom

Janeiro, mês de festas no Santuário Basílica de São Sebastião. A primeira sexta-feira do ano levou milhares de fiéis ao templo durante todo o dia 6, Dia de Reis, em busca da bênção dos frades capuchinhos ou dos ‘barbadinhos’. Um grande evento que mobilizou todas as pastorais.

A Trezena de São Sebastião deste ano tem como tema “São Sebastião, protetor das famílias cariocas”. Nesses treze dias os fiéis estarão vivenciando momentos de preparação para a grande festa do santo padroeiro, no dia 20. Neste período, a imagem missionária do padroeiro da arquidiocese e da Cidade Maravilhosa percorre todo o Rio com momentos de fé, devoção e unidade, que marcam os corações dos cariocas, levada pelas mãos do Cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta. A celebração também prepara os católicos da Arquidiocese indicando a motivação pastoral que seguirão no ano que se inicia: Ano da Família.

A programação da Trezena

1º dia: 07/1 (sáb, 19h) –  Abertura, com Dom Luiz Henrique – Liturgia  – Gesto concreto: Açúcar

2º dia: 08/1 (dom, 18h) – Pastoral Familiar  Gesto concreto:Leite Ninho

3º dia: 09/1 (seg, 19h) – Associações (Santo Antônio, São José, Nossa Senhora

das Dores, Senhora Sant’Ana)  – Gesto concreto: Café

4º dia: 10/1 (ter, 19h) – Terço dos Homens – Gesto concreto: Feijão

5º dia: 11/1(qua, 19h) – RCC / Mannain  – Gesto concreto: Óleo

6º dia: 12/1 (qui, 19h) – MESC – Gesto concreto: Macarrão

7º dia: 13/1 (sex, 19h)- Apostolado da Oração – Gesto concreto: Fralda Geriátrica

8º dia: 14/1 (sáb, 19h) – Congregação Mariana – Gesto concreto: Arroz

9º dia: 15/1 (dom, 18h) OFS – Gesto concreto: Roupa para bebês

10º dia: 16/1 (seg, 19h) – Dízimo / Clube do Leite – Gesto concreto: Fralda infantil

11º dia: 17/1 (ter, 19h)- Turano (Com. São José) – Gesto concreto: Café

12º dia: 18/1 (qua, 19h) – MESC – Gesto concreto: Óleo

13º dia: 19/1 (qui, 19h) – Com Dom Orani – Liturgia – Gesto concreto: Leite Ninho

O significado do Gesto Concreto

Como gesto concreto é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações, como na Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se concretiza pela coleta de alimentos e outros materiais. Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela organização católica, sempre a situações de profundo sofrimento.

Artigo anteriorMilhares de fiéis são abençoados pelos frades capuchinhos na primeira sexta-feira do ano
Próximo artigoSebastião: testemunha de Cristo