Tradição: fiéis são abençoados na primeira 6ª-feira do mês

20150807_105100_resized

A tradição da bênção na primeira sexta-feira do mês

Como já é tradição, na primeira sexta-feira de cada mês muitos fiéis vêm até o Santuário – elevado recentemente a Basílica Menor de São Sebastião – em busca da bênção dos frades capuchinhos.

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, de cuja água foi curado de uma grave enfermidade, mandou construir uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, no centro do Rio. Naquela época, a bênção era concedida todas as sextas.

A partir de então tornou-se uma tradição na nossa paróquia dar a bênção especial na primeira sexta-feira do ano. Com o passar dos anos, o número de fiéis foi crescendo juntamente com o misticismo de se começar bem um novo ano abençoado por Deus.

Ainda segundo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca (RJ), em 1931, a bênção passou a ser dada no Santuário de São Sebastião – Frades Capuchinhos sempre nas primeiras sextas-feiras de cada mês.

Artigo anteriorSemana Nacional da Família tem início neste domingo, 9
Próximo artigoDom Luiz Henrique dá início à Semana da Família com missa no Santuário