Terço dos homens e renovação do compromisso dos coroinhas marcaram o sábado na Basílica

Mais de 100 homens rezaram o Terço no encontro. Coroinha foi investida na função e colegas renovam compromisso por mais um ano

IMG_1025aaaaa (Copy)
Homens das paróquias do Vicariato Norte: reza do Terço e cânticos na tarde de sábado, 21 de outubro

Com informações de Manoel Antonio Tavares / Fotos: Emilton Rocha e Jainere Rojas

No sábado, 21 de outubro, no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos aconteceram vários eventos, cada um mais belo que o outro. No primeiro momento, foi realizado o encontro celebrativo dos homens que rezam o terço. Eles vieram de várias paróquias que compõem o Vicariato Norte. Presentes mais de 100 homens que se dedicam a rezar pela santificação de suas famílias. Durante a tarde, rezaram o Terço e entoaram cânticos.

A missão principal do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

Untitled design
Coroinhas renovaram seu compromisso por mais um ano e Nicolli (no círculo) foi investida na função. Graça Tavares (primeira à esquerda), coordenadora do grupo, e Frei Luiz Carlos, o celebrante

COROINHAS: renovação de compromisso e investidura de Nicolli na função

Em seguida, durante a missa das crianças, tivemos um momento litúrgico muito bonito que foi a investidura de uma nova coroinha. A jovem Nicolli Victória, 12 anos (no círculo), depois de preparada pelos formadores, na presença do provincial da ordem capuchinha, Frei Luiz Carlos, foi investida no ministério e recebeu as vestes sagradas das mãos dos seus pais, Alex Pedreira, integrante do Coral de São Sebastião e do Terço dos Homens, e Marli Santos.

Nesta mesma missa, foi solenizada a renovação dos compromissos de outros oito coroinhas, que já prestam o serviço no Altar do Senhor. Eles renovaram seus votos para prestar serviço no altar por mais um ano.

Os coroinhas são meninos ou meninas, que participam na celebração da missa, ajudando para que a liturgia seja sempre mais bonita e agradável. Eles não são apenas um enfeite, têm função muito importante: ajudam o sacerdote, manuseiam os objetos litúrgicos e os vasos sagrados. Deles, são exigidas piedade, postura, respeito ao sacerdote e a tudo que é sagrado no templo e atenção aos fiéis da assembleia. Ser coroinha exige responsabilidade.

No sábado, eles reassumiram, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja. A missa foi muito emocionante, pois as crianças da catequese estavam presentes juntamente com seus pais.

O ministério de coroinhas torna mais bela a liturgia. Estes jovens formam uma coroa de santidade no altar. Todas as crianças e jovens podem participar deste ministério, é só se informar na Secretaria da Basílica ou com os coordenadores.

Galeria Terço dos Homens

Galeria Coroinhas

Artigo anterior10 princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo São João Paulo II
Próximo artigoDom Orani preside Missa Solene pelo segundo aniversário da Basílica neste domingo, 5