Semana Franciscana: São Francisco de Assis e a Cruz de Tau

 

20150927_190744_resized

Semana Franciscana se encerra domingo, com bênçao dos animais e passeio ciclístico

A apresentação de Frei Reginaldo Ferreira (foto acima) ao final das missas das 18h, deste domingo, celebradas pelo Padre Gérard, e das 19h30, por Frei Abelardo, representou o Tau, que é uma cruz sem cabeça em forma de T (Tau é a letra T em grego). A Cruz de Tau é uma das mais antigas representações da cruz, e simboliza o direcionamento da mente para o bem através da luz, da verdade, da palavra, do poder, e da força. A Cruz de Tau simboliza também o tempo e a eternidade.

20150927_191915_resized

O Tau Franciscano é a cruz utilizada pelos franciscanos. Foi adotada por São Francisco e usada com três nós como símbolo de sua Ordem Religiosa. Os nós representam, respectivamente, os votos de pobreza, castidade e obediência perante Deus.

Para São Francisco, a Tau, que tem a forma da cruz, fazia lembrar o amor de Jesus Cristo pelos homens, e era usado como um símbolo de conversão, de uma vida que tinha como missão ajudar o próximo.

Uma vez que é Santo Antônio pertencia à Ordem dos Franciscanos esse símbolo também ficou conhecido como Cruz de Santo Antônio.

Comumente, a Cruz de Tau é talhada em madeira, principalmente quando a é usada como símbolo da Ordem Religiosa de São Francisco, pelos franciscano. Quando não é feita em madeira, é sempre pintada de vermelho.

A Semana Franciscana se encerra no dia 4, domingo, Dia de São Francisco de Assis.

Emiton Rocha / Pascom

►VEJA TAMBÉM: “O perfeito amor de São Francisco ao Crucificado”

Artigo anteriorPalestra sobre saúde e espiritualidade atrai um bom público
Próximo artigoNesta terça: Missa Festiva de São Miguel Arcanjo