Santuário São Francisco de Assis é reaberto em Penápolis, SP

Santuário esteve fechado durante 18 meses para uma reforma. O Bispo Diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, presidiu a cerimônia

d31cbfa12b07e91b85daeca60e9aa70c

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial – Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Aconteceu no dia 1º, em Penápolis-SP, a reabertura do Santuário São Francisco de Assis, igreja dos frades. O Santuário esteve fechado durante 18 meses para uma reforma. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, que dedicou as novas instalações do Santuário. Ao abrir as portas da igreja, o povo, que fazia fila do lado de fora, comemorou. A celebração eucarística começou às 19h30.

Concelebraram diversos presbíteros que tem seu ministério sacerdotal ligado ao Santuário ou aos frades. O Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo, Frei Carlos Silva, também concelebrou a solene liturgia junto com o pároco da igreja, Frei Adalto Antônio.

Mesmo com a data marcada para uma quinta-feira, a igreja, com capacidade para aproximadamente 500 pessoas sentadas, estava completamente tomada por fiéis. Do lado de fora do Santuário, um telão exibia as imagens que eram geradas dentro da igreja.

16b678a164db62a2c5b9722a1ef50244

Durante a reinauguração, foi celebrada liturgia especial. Na cerimônia de dedicação, o Bispo realiza a benção e a aspersão da água por toda a Igreja. Sob o altar, é derramado o óleo do Crisma, que é espalhado pelas mãos presbiterais por toda a mesa onde são celebradas as missas.

Após o momento em que o Bispo incensou o presbitério, foram colocados os acessórios do altar: a toalha, as velas e as flores. “A luz de Cristo resplandesça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade”, disse Dom Francisco. Frei Carlos Silva ascendeu as velas, enquanto as novas luzes do Santuário eram ligadas – durante a celebração permaneceram apagadas, como orienta o rito de dedicação.

Após os agradecimentos,enquanto o coral, regido por Frei Antônio Sérgio Aguiar, cantava, o Bispo, o Ministro Provincial e o Pároco do Santuário reinauguraram oficialmente a igreja apresentando para a comunidade uma placa. Posta logo na entrada, será um marco para que as futuras gerações possam recordar o dia Santo que a igreja dos Frades viveu.

Veja o vídeo

Artigo anteriorCentenas de fiéis recebem com festa a visita da imagem da Virgem de Nazaré na Basílica
Próximo artigoCardeal Tempesta acolherá chama Paralímpica no Santuário Cristo Redentor