‘Sala do Despojamento’ de S. Francisco em Assis será Santuário

OTHER1088787_Articolo_26122016130044

Por Rádio Vaticano

Enquanto o Papa, no Vaticano, lamentava que o Natal hoje é refém do consumismo, Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, cidade onde nasceu o santo referência da Igreja ‘pobres para os pobres’, anunciava a criação do ‘Santuário do Despojamento’.

►Ouça a reportagem na íntegra

Em acordo com o Papa, o bispo vai constituir o Santuário na célebre sala aonde São Francisco trocou definitivamente seus ricos trajes pelo hábito dos pobres: o lugar no qual o Santo da paz se doou totalmente a Deus despojando-se de todos os seus bens para doá-los aos que nada tinham. Um gesto tão radical e inconformista considerado ‘subversivo’ ao ponto de ser retratado pelo artista Giotto no ciclo da vida do santo. A sala do “Despojamento de São Francisco”, no episcopado de Assis, é adjacente à igreja de Santa Maria Maior, a antiga catedral da cidade.

A nota do bispo

Dom Sorrentino escreve: “Com o objetivo de oferecer uma nova contribuição a esta singular vocação de Assis, considerei oportuno dar mais relevo a um outro centro espiritual que tem seu ponto principal no episcopado e na igreja de Santa Maria Maior. É nesta área que 8 séculos atrás, o jovem Francisco fez o clamoroso gesto de se despojar de tudo para ser todo de Deus e dos irmãos. Nós conhecemos este gesto como ‘despojamento’. Este ícone ficou mais nítido depois da visita realizada em 4 de outubro de 2013 pelo Papa à Sala do Despojamento. Foi uma data histórica para a redescoberta daquele evento singular da vida de nosso santo”.

Foto: Site oficial da RV

Artigo anteriorMissa de Natal na Basílica: “Que noite esplendorosa! Que noite maravilhosa!”
Próximo artigoFranciscanos seculares promovem jornada de orações pela paz