Roma: Começa o Capítulo Geral dos Frades Capuchinhos

“Aprendei de mim… e encontrareis” é o tema do 85º Capítulo Geral dos Frades Menores Capuchinhos

capítuloPor Vatican News

Cidade do Vaticano – Nesta segunda-feira (27/08) começa em Roma mais um Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Estarão presentes 188 frades vindos de vários países do mundo. O importante evento acontece de 6 em 6 anos. Um novo superior geral será eleito no encontro.

“Aprendei de mim… e encontrareis” é o tema do 85º Capítulo Geral dos Frades Menores Capuchinhos, que começa nesta segunda-feira (27/08) e vai até dia 16 de setembro no Colégio Internacional São Lourenço de Bríndisi, em Roma. O encontro contará com a participação de conselheiros gerais, ministros provinciais, o Procurador geral, o ministro-geral frei Mauro Johri e o vigário geral, frei Clayton Fernandes.

►Ouça o áudio

“Debate aberto, sereno e apaixonado”

“O tema deste ano – explica frei Mauro, Ministro Geral dos Frades Menores Capuchinhos – é a Ratio Formationis: como introduzir os outros à nossa vida. A formação deve levar o formando ao coração do Evangelho, isto é, aprender com o Mestre que chama, o que significa lavar os pés uns dos outros.

capítulo2
Frades brasileiros que participam do evento

É importante que os frades sejam provenientes de todas as partes do mundo e se concentrem nesse tema e que respeitem o carisma e a cultura uns dos outros. Espero que o Capítulo seja um longo debate aberto, sereno e apaixonado sobre um tema que hoje é muito importante para nós e que marcará o futuro da Ordem”.

Para a ocasião o setor de comunicações organizou um catálogo com fotos, nome e sobrenome, função e proveniência de cada frade, além de uma parte dedicada aos momentos mais importantes do Capítulo, do relatório do ministro geral aos debates para a escolha de alguns temas particulares. Também deverão ser resolvidas algumas questões jurídicas”.

Testemunhar ao povo

Sobre a missão dos frades capuchinhos no mundo, frei Mauro explica que “é preciso manter vivo o espírito de São Francisco, através de um testemunho direto com as pessoas, encontrando uma forma de alternância entre imersão entre as gentes e momentos de retiro”. Portanto, uma alternância entre serviço e oração.

Um evento internacional

Foram ativados vários canais Web para participar do Capítulo mesmo a distância. Durante o Capítulo todas as notícias serão publicadas em 7 línguas no site da ordem: www.ofmcap.org. e um vídeo mostrará diariamente as atividades do Capítulo em um canal You Tube. Quanto às imagens, poderão ser vistas nas galerias e plataformas de Flick e Google Plus, e serão ativadas nas redes sociais contas no Instagram, Twitter e Facebook.

Leia também: “Importante evento acontece de 6 em 6 anos. Um novo superior geral será eleito no encontro que reúne frades de todo o mundo.”

Artigo anteriorA História do Círio de Nazaré
Próximo artigoMissa Solene marca visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Basílica hoje