Rio vai sediar o 41º Congresso Mundial Pueri Cantores de 17 a 23 de julho

Evento será realizado pela Federação Internacional de Pueri Cantores; apresentação na Igreja dos Capuchinhos será no dia 19, às 18h

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PUERI CANTORES NO RIO DE JANEIRO, EM JULHO DE 2017_petit chanteur de la croix du bois
Meninos cantores de vários países estarão no Rio de Janeiro, fazendo apresentação de música sacra

Por Emilton Rocha (Pascom) / Fotos: Divulgação

A Federação Internacional de Pueri Cantores escolheu o Brasil para realizar o 41º CONGRESSO MUNDIAL DE PUERI CANTORES, que será realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 23 de julho. Antes, porém, será realizado em Brasília, entre os dias 14 e 16 de julho, o ENCONTRO INTERNACIONAL DE MENINOS CANTORES BRASÍLIA, com a participação de coros internacionais e nacionais. Serão realizadas diversas apresentações pelas igrejas da Capital Federal.

photos-general
Pueri cantores: o canto como instrumento de adoração a Deus

Sobre Pueri Cantores

A base da moderna Federação Internacional de Pueri Cantores fundada no século XX, formada com uma profunda e antiga convicção cristã de que o canto pode ser um instrumento de adoração a Deus. Tem sido um elemento importante determinando a forma musical do culto cristão ao longo dos séculos.

São Paulo, em sua carta a Colossenses, encoraja-os a ensinar e admoestar uns aos outros com toda a sabedoria, e como eles cantam salmos, hinos, canções espirituais com gratidão em seus corações a Deus (Col 3,16). Essas palavras provam que, na consciência cristã primitiva, havia uma forte convicção de que o homem, através do canto, não apenas adora a Deus, mas também professa sua fé. Assim, o canto era uma ferramenta de pregar o Evangelho e um meio de desenvolvimento espiritual e moral de um crente. Uma antiga convicção de que “a música acalma a fera selvagem”, e supostamente que St Augustine diz que “aquele que canta, reza duas vezes mais”, é uma prova muito convincente. Essas idéias cristãs iniciais são fundamentais para a forma atual da Federação Pueri Cantores.

A cerimônia de abertura 41º de Congresso Mundial de Pueri Cantores no Rio será no dia 18 de julho, às 19h, na Catedral Metropolitana (Av. Chile, 245).

O Brasil conta, atualmente, com treze coros federados. Veja aqui

Nos vicariatos, as apresentações serão no dia 19, às 18h, conforme abaixo:

NORTE

Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, Tijuca

SUL

Igreja da Imaculada Conceição, Botafogo

Igreja de São José, Lagoa

SUBURBANO

Igreja N. Sra. Apresentação, Irajá

SANTA CRUZ

Igreja N. Sra. Conceição, Santa Cruz

JACAREPAGUÁ