Rio 450 anos: público se diverte em noite de seresta

DSC_1853a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em noite de seresta, público lota pátio do Santuário

Como parte das comemorações dos 450 Anos do Rio de Janeiro, o pátio do Santuário de São Sebastião Frades Capuchinhos foi palco na agradável noite de sexta-feira, 27, de uma excelente seresta com estrelas do Rádio brasileiro, em evento que atraiu muita gente que se divertiu ao som de músicas, sucessos de ontem e de hoje. A abertura foi feita pelo Coral dos Capuchinhos, o qual também homenageou a eterna princesinha do Rádio e colega de coral, Rogéria, falecida no ano passado.

Artistas como Ronaldinho do Cavaquinho, Maria Alcina, Alberto Gino, Adelaide Chiozzo, Eimar Fonseca, Ellen de Lima, Marília Bevilácqua, Luiz Cesar, Kaká, Ataulfo Alves Junior, entre outros abrilhantaram o evento. A apresentação ficou por conta de Osmar Frazão, da Rádio Nacional, que em conversa com o vereador Reimont Otoni – à frente do projeto Seresta – aventaram a possibilidade da realização anual de um show nesses moldes. 

RIO 450 ANOS

Qual a importância dos 450 anos do Rio de Janeiro para o Santuário?

frei_site

“Representa para nós uma identidade, pois passa pelo caminho da religiosidade. Levar o nome do Padroeiro – Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro –, tem ao mesmo tempo essa religiosidade e traz também um lado social e cultural, como esse encontro nessa confraternização aqui na seresta. A história da Cidade se confunde com a dos Capuchinhos e não tem como separar isso, pois estão entrelaçados. Até mesmo porque a participação dos frades Capuchinhos na história do Rio é devido ao fervor da devoção a São Sebastião, algo muito trabalhado pela ordem. Tudo isso virou um patrimônio da história do Rio de Janeiro, como a festa do dia 20 de janeiro e também a 1ª Sexta-Feira do ano, ocasião da bênção dos “barbadinhos”Frei Arles de Jesus, Pároco do Santuário São Sebastião Frades Capuchinhos 

reimont_site

“O Santuário São Sebastião do Rio de Janeiro é um presente da Arquidiocese e dos Frades Capuchinhos para a Cidade do Rio de Janeiro. Então quando nós celebramos 450 anos, e fazemos questão de dizer que a celebração mais importante acontece aqui porque aqui está a história da Cidade, e por mais que tenhamos inauguração de túnel na cidade, por mais que tenhamos eventos culturais dos mais diversos na cidade, nós, que moramos na Tijuca, que somos paroquianos de São Sebastião, que conhecemos a história, nós acreditamos firmemente que aqui é o lugar por excelência para comemorarmos os 450 anos do Rio, no Santuário de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A cidade ganha esse presente, nós ganhamos, mas a cidade também ganha. E a cidade que sempre esteve sob a guardiania de São Sebastião também tem que ter na consciência de que também há os guardiões que são os Frades Capuchinhos e de todos os paroquianos, que administram a vida espiritual dos paroquianos, que também são os responsáveis por essa guardiania. Nesse sentido, a cidade tem que ir reconhecendo cada vez mais que o zelo e o cuidado que se tem com o que é história da cidade, o histórico da cidade, a vida da cidade, que está aqui no nosso querido Santuário. Por isso, a grande importância de celebrarmos os 450 anos. E aquele entendimento que a gente nunca pode deixar de ter, até porque a Campanha da Fraternidade deste ano que fala, de certa forma, de política pública, porque fala de fraternidade e cidadania, nós compreendemos que celebrar 450 anos é nos comprometermos a ajudar a nossa cidade a ser uma cidade mais humana, a ser uma cidade nos valores evangélicos e franciscanos como bem pregam, pela palavra e pelas ações, os Frades Capuchinhos do Santuário de São Sebastião do Rio de Janeiro.” Reimont Otoni, Vereador

GALERIA

montagem_site_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

montagem_site_2

 

Artigo anteriorCristo Redentor festeja os 450 anos do Rio de Janeiro
Próximo artigoRio é abençoado pelos seus 450 anos em missa no Santuário