Rio 450 anos: o carioca festeja a Cidade Maravilhosa

450anos_web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeito mostra rascunho do que deverá ser o bolo dos 450 anos do Rio (Foto: Guilherme Brito/ G1)

Missa com Dom Orani, no dia 1º de março, está no centro das comemorações

Vinte e um intérpretes da música popular brasileira devem participar de um grande show em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro no sábado, dia 28 de fevereiro. Segundo a Prefeitura do Rio, nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho entre outros se apresentarão no Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte, a partir das 21h.

“Eu diria que o carnaval este ano não termina com o reinado de Momo. Ainda tem uma semaninha a mais para os cariocas festejarem”, disse o prefeito Eduardo Pais.

Segundo dados da Prefeitura do Rio, à meia-noite, no fim dos shows, haverá uma queima de fogos no céu da Zona Norte. De acordo com Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário municipal de Turismo, cerca de 60 mil pessoas são esperadas no show, que deve abrir o período de festividades.

“O critério de escolha dos intérpretes foi a identificação com a cidade através do repertório. Esperamos cerca de 60 mil pessoas para os shows na Quinta da Boa Vista, que é um local importante para a cidade”, explicou.

O público pode esperar ainda ouvir canções emblemáticas sobre a cidade nas vozes de Ana Carolina, Arlindo Cruz, Baby do Brasil, Fernanda Abreu, Diogo Nogueira, Marcelo D2, Max de Castro, Neguinho da Beija Flor, Paralamas do Sucesso, Paula Toller, Paulinho da Viola, Roberto Frejat, Simoninha, Toni Garrido, Vanessa da Mata e Zeca Pagodinho. Músicas como “Samba do avião”, “Garota de Ipanema”, “Menino do Rio”, “Valsa de uma cidade” e “Ela é Carioca” estão entre os destaques do repertório da noite. 

Detalhes da programação

Outros dois shows estão programados para a celebração. De acordo com a prefeitura, na noite de 1º de março, duas apresentações acontecerão no Subúrbio – um show no Parque Madureira e outro na Praça das Juras, em Bangu. O primeiro  deverá ser embalado pelo samba da Portela e do Império Serrano; no segundo, grupos de pagode e funk serão os responsáveis pela festa.

Além das apresentações musicais, a cidade terá uma série de condecorações, entrega de obras e uma maratona cultural. Às 7h de 1º de março, data oficial de fundação da cidade, uma cerimônia cívico-militar será realizada no Forte São João, na Urca, Zona Sul. O local é de frente para a Praia de Fora, onde Estácio de Sá desembarcou, em 1565. A programação da cerimônia está sendo organizada pelo Exército e será fechada ao público. Tiros de canhão vão saudar o aniversário, com apresentação de banda militar que vai executar os hinos Nacional e da Cidade.

Depois da reunião na Urca, uma missa realizada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, ocorrerá no Santuário Arquidiocesano, na Tijuca, Zona Norte. Recentemente declarada templo de especial valor afetivo para a cidade, a igreja guarda as três relíquias da fundação: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que teria sido trazida pelo fundador.

DSC_1553_a 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito Eduardo Paes e Dom Orani no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião (Foto: Emilton Rocha / Pascom)

Missa no Santuário Diocesano de São Sebastião

Uma missa será realizada na manhã do dia 1º de março, dia do aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro e será celebrada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, no agora Santuário Arquidiocesano – Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos –, recentemente declarado templo de especial valor afetivo para a cidade. A igreja guarda as três relíquias da fundação: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que teria sido trazida pelo fundador. 

Bolo gigante

No dia 10 de fevereiro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, mostrou aos jornalistas um rascunho do que deverá ser o bolo de comemoração dos 450 anos. O tradicional bolo, feito pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), será acompanhado por uma programação festiva, com a presença da Rainha Rio450 Rafaella Lemes. O bolo terá dimensões maiores do que nos outros anos: 220 metros de comprimento por 40 centímetros de largura e 80 centímetros de altura. Cerca de duas toneladas de farinha serão usadas na receita.

Depois do bolo, Eduardo Paes vai inaugurar o Túnel Rio450, que liga a Rua Primeiro de Março, na altura do I Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense. Com 1,5 quilômetros de extensão e três faixas de rolamento, o túnel faz parte das obras viárias na Zona Portuária. 

Palácio Rio 450 anos

Ainda no dia 1º de março, a cidade ganha um novo centro administrativo municipal, que pertence ao passado histórico da cidade. Um edifício de 1921, situado na Rua Carolina Machado, no bairro de Oswaldo Cruz, Subúrbio, foi totalmente revitalizado e vai se chamar Palácio Rio 450 anos. O prédio será um dos três gabinetes oficiais do prefeito, junto com o Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul, e o prédio administrativo da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.

selo450 

 

 

 

 

Uma cerimônia para o lançamento do selo comemorativo elaborado pelos Correios

Medalha especial

No Palácio da Cidade, uma cerimônia protocolar marca o lançamento do selo comemorativo, elaborado pelos Correios, e da medalha comemorativa dos 450 Anos, em parceria com o Clube da Medalha do Brasil. Destinada a colecionadores, a medalha foi confeccionada pela Casa da Moeda e tem detalhes em bronze, prata e ouro. O desenho cunhado foi inspirado no relevo do Morro Dois Irmãos.

Na ocasião, também será entregue a Medalha 1º de Março a cariocas de nascimento ou adoção, escolhidos por uma comissão de notáveis, a partir de uma lista com pessoas que contribuíram de forma definitiva para a construção da identidade carioca. A iniciativa é inspirada no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. “Um dos critérios para a condecoração é que o homeaneado tenha falecido há mais de 30 anos”, disse Eduardo Paes.

Maratona Cultural

A secretaria municipal de Cultura organiza neste ano a primeira edição da Maratona Cultural Carioca. A ideia, segundo o secretário municipal de Cultura Marcelo Calero, é estimular cariocas e turistas a visitarem os equipamentos culturais da cidade, já que a maioria dos locais terá entrada gratuita.

“Os equipamentos culturais da cidade ficarão abertos a partir das 10h da manhã, com programação variada. Grande parte dos eventos terá entrada gratuita; nos outros, quem mostrar que é morador da cidade, sendo carioca de nascimento ou não, vai pagar meia entrada. É só levar a carteira de identidade e um comprovante de residência”, explicou Calero. 

PROGRAMAÇÃO*:

28/02

21h – Show de Aniversário na Quinta da Boa Vista (São Cristóvão) 

01/03

Pela manhã

Cerimônia cívico-militar na Praça da Fundação, na Fortaleza de São João (Urca)

Missa no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião (Tijuca)

Bolo da Rua da Carioca (Centro)

À tarde

Inauguração do Palácio Rio450 (Oswaldo Cruz)

Inauguração do Túnel Rio450 (Região Portuária)

Distribuição de Medalhas e apresentação dos heróis do Rio, no Palácio da Cidade (Botafogo)

À noite

Shows na Praça das Juras, em Bangu, e no Parque Madureira

Fontes: G1 / Comitê Rio 450 / Emilton Rocha

Artigo anteriorFrei Cassiano conta a história da devoção a São Sebastião no Rio
Próximo artigoCampanha da Fraternidade 2015 – Eu vim para servir (Mc 10,45)