Quarta-Feira de Cinzas: sétimo dia do falecimento de Frei Nemésio

Carta de Frei Luiz Carlos sobre Frei Nemésio é lida durante a missa

Emilton Rocha / Pascom

A Igreja Católica inicia nesta Quarta-Feira de Cinzas o período da Quaresma, tempo litúrgico de 40 dias, marcado pelo chamado à conversão, ao jejum e à penitência. A Igreja alude esta data como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside a cerimônia. O celebrante mancha a testa de cada fiel com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).

Hoje, sétimo dia do falecimento de Frei Nemésio Bernardi, durante a missa das 18h na Basílica, Frei Dimas falou sobre o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, leu a bela carta de Frei Luiz Carlos, Ministro Provincial da Ordem dos Capuchinhos, sobre Frei Nemésio e lembrou que hoje completa o trigésimo dia do falecimento do funcionário da Basílica, Silvio Alexandre.

Durante a celebração, frades capuchinhos marcaram a fronte dos fiéis com as cinzas, sinalizando uma cruz. As cinzas, utilizadas na cerimônia, provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa.

Artigo anteriorCNBB e Conic abrem hoje Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
Próximo artigoOdetinha mais próxima de ser beatificada