Quanto tempo deveria durar uma Missa? E a homilia? Confira o que opina o Papa Francisco

“Quarenta minutos deve durar a Missa inteira e a homilia não mais de oito minutos”

papa

Por ACI Digital

Falando aos fiéis reunidos na Piazza Armerina na região italiana da Sicília, o Papa Francisco revelou quanto deveriam durar a Missa e a homilia em sua opinião.

Diante de uma multidão de pessoas presentes na Piazza Europa e depois de cumprimentar as autoridades locais, o Santo Padre contou que costumava ouvir de alguns fiéis que deixavam de ir à missa porque só a homilia do celebrante durava 40 minutos, e expressou: “quarenta minutos deve durar a Missa inteira e a homilia não mais de oito minutos”.

O Pontífice fez esta afirmação ao refletir sobre a Igreja como comunidade eucarística: “dali, da Eucaristia, tomamos o amor de Cristo para levá-lo às ruas do mundo, para ir com Ele ao encontro com os irmãos”.

“Com Jesus, com Ele – este é o segredo – se pode consagrar a Deus toda realidade, fazer que Seu rosto se imprima nos rostos, que Seu amor encha os rostos de amor”, indicou o Papa.

“No que diz respeito à participação na Santa Missa, especialmente na dominical, é importante não estar obcecados pelos números: os exorto a viver a bem-aventurança da pequenez, de ser o grãozinho de mostarda, um pequeno rebanho, um punhado de levedura, uma flama tenaz, um grão de sal”.

O Santo Padre disse então: “Quantas vezes escutei: ‘Ah, padre, eu rezo, mas não vou a Missa. Não vou’. Mas, por que? ‘Porque a homilia me deixa entediado, dura quarenta minutos’ Não! Quarenta minutos deve durar a Missa inteira e a homilia não mais de oito minutos”.

Não é a primeira vez que o Papa Francisco se refere à duração da homilia. Em uma Audiência Geral em fevereiro deste ano, o Santo Padre pediu aos sacerdotes que “a homilia seja breve, mas que esteja bem preparada. E como se prepara uma homilia, queridos sacerdotes, diáconos, bispos? Como se prepara?”.

“Com a oração, com o estudo da Palavra de Deus e fazendo uma síntese clara e breve; não tem que durar mais de dez minutos, por favor”, ressaltou o Pontífice naquela ocasião.

Artigo anteriorFrei Luiz Carlos Siqueira saúda o Papa Francisco no Vaticano
Próximo artigoDebate de Aparecida com candidatos a presidente será realizado nesta quinta-feira, 20