Programação especial do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro

10168081_919481711404229_6670612267707513672_n

Intensa agenda cultural e religiosa vão movimentar a cidade

Os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro serão comemorados com intensa agenda cultural e religiosa por toda a cidade, a partir do dia 28 de fevereiro. A programação comemorativa se estenderá por 14 meses. Teve início no réveillon de 2015 e se prolongará até março de 2016, quando haverá manifestações culturais tipicamente cariocas.

Segundo a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450, da Secretaria Municipal de Cultura e da Riotur, a programação oficial terá início com o show da virada no dia 28 de fevereiro para o dia 1º de março na Quinta da Boa Vista, a partir das 21h, com entrada franca. Ao final do espetáculo, uma queima de fogos saudará os primeiros minutos do dia do aniversário da cidade.

A missa de aniversário acontecerá no Santuário São Sebastião, na Tijuca, administrada pelos Frades Capuchinhos, e será presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 8h30. Recentemente declarado santuário arquidiocesano e templo de especial valor afetivo para a cidade, a igreja guarda as três relíquias de fundação da cidade: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que foi trazida pelo fundador.

O parabéns oficial será na Rua da Carioca, com o tradicional bolo organizado pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), e será acompanhado por uma programação festiva. Logo após, haverá as inaugurações do Túnel Rio450, um dos símbolos da revitalização da Região Portuária que irá ligar a Rua Primeiro de Março, na altura do I Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, e o Palácio Rio450, que será a sede administrativa da prefeitura, em Oswaldo Cruz.

Ainda dentro da programação de aniversário no Palácio da Cidade serão lançados medalha e selo comemorativos, em parcerias com a Casa da Moeda e os Correios, respectivamente. Na ocasião, também será entregue a Medalha 1º de Março a cariocas de nascimento ou adoção e serão anunciados os nomes das personalidades que constarão do “Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro”. Os nomes foram escolhidos por uma comissão, a partir de uma lista com pessoas que contribuíram de forma definitiva para a construção da identidade carioca.

A programação completa está disponível no portal: rio450anos.com.br

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro