Pastoral Familiar conclui Curso de Noivos com entrega de certificados

Onze casais participaram do Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial na Basílica

IMG_0126aaaaa (Copy)
Frei Arles, os noivos e integrantes da Pastoral Familiar após a entrega dos certificados

Emilton Rocha / Pascom

Na noite de domingo,  24, durante a celebração da missa das 18h, onze casais receberam das mãos do reitor Frei Arles Dias de Jesus os certificados de conclusão do Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial (EPVM), mais conhecido como Curso de Noivos.

Ministrado durante todo o dia pela Pastoral Familiar, o curso tratou de assuntos como Paternidade responsável e sexualidade humana; Igreja Doméstica; e Aspectos Jurídicos e Canônicos do Matrimônio, sacramento instituído por Deus quando criou o homem e a mulher, tendo Jesus Cristo o elevado à dignidade de Sacramento, que dá aos esposos uma graça especial para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar. O Matrimônio não é apenas um ato social, mas um momento único de celebração da fé.

O evento foi encerrado pouco antes da celebração das 19h30.

Na entrada para a missa, os casais foram recebidos pela comunidade e surpreendidos por um grupo de parentes que os receberam carinhosamente enfileirados. Alguns noivos participaram da liturgia. Ao final da celebração, uma pequena cerimônia com entrega de certificados e palavras de estímulo marcaram a despedida do pessoal da Pastoral Familiar, organizadora do curso, com promessa de breve reencontro nas missas e em outras atividades na Basílica.

O Curso de Noivos foi instituído pela Igreja para auxiliar o casal na preparação para o recebimento do Sacramento do Matrimônio e tem como objetivos acolher e partilhar com os casais a importância de Deus por meio do Sacramento do Matrimônio e a construção de uma família cristã; ajudar os noivos a entenderem o significado do amor conjugal cristão; levá-los a refletir sobre o seu relacionamento pessoal e buscar um melhor conhecimento do outro e de si mesmo; Despertá-los para a importância do diálogo na vida conjugal; ajudá-los a compreender o significado do Sacramento do Matrimônio e suas consequências para a vida conjugal: fidelidade, indissolubilidade e fecundidade.

O Curso é requisito obrigatório para todos os noivos que vão casar-se na Igreja Católica e não deve ser deixado para a última hora.

GALERIA DE FOTOS (Clique para aumentar de tamanho)

Artigo anteriorCinco fatos que talvez você não saiba sobre o Padre Pio e seu anjo da guarda
Próximo artigoNo dia de São Miguel Arcanjo, Missa Solene abre a Semana Franciscana