Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para o Rio de Janeiro

Em nota, Padre Tiago agradece ao Papa Francisco “pela confiança” nele ao Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta

NomeacaoBispoAuxiliarRJ_04122019_FotoArqRioPor ACI Digital / Foto: ArquiRio

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Padre Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk, conhecido como Pe. Tiago, até então pároco na Paróquia São Pedro do Mar, na mesma cidade.

O Bispo nomeado nasceu em 8 de agosto de 1969, em Gdów, na Polônia. Estudou Filosofia (1988-1990) e Teologia (1990-1994) na Papieska Akademia Teologiczna, em Cracóvia, Polônia.

Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1994, incardinado na Arquidiocese de Cracóvia, onde serviu como vigário paroquial até 2000, quando veio para o Brasil como sacerdote Fidei donum, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde desenvolveu as seguintes funções: vigário paroquial de Nossa Senhora da Paz em Ipanema; vigário paroquial e depois pároco de São Judas Tadeu em Bangu; e atualmente pároco de São Pedro do Mar e vigário episcopal da Região de Jacarepaguá.

Em nota publicada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, Pe. Tiago agradece ao Papa Francisco “pela confiança” nele ao Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta, por indicar seu nome “para este serviço a Deus na Arquidiocese”.

“Eu sei que não pelas forças humanas, mas pela presença de Deus na minha vida, vou ser transformado num instrumento que Ele precisa para a Igreja nesse momento. Por isso, vou me aprofundar ainda mais na minha união com Deus”, assinalou.

Por sua vez, o Cardeal Orani expressou seus votos ao Bispo nomeado que “a sua chegada, como importante colaborador de nossa missão de arcebispo metropolitano, nos ajude a ter um compromisso com uma Igreja missionária em saída”.

Artigo anteriorGrupo de Oração Jesus Leão de Judá distribui kits de alimentação para crianças do Clube do Leite
Próximo artigoFrades Capuchinhos se preparam para abençoar os cariocas na primeira 6ª-feira do ano