Papa concede título de Basílica Menor ao Santuário da Penha

Pleito dos fiéis e do clero foram encaminhados por Dom Orani ao Pontífice

775243152-igreja-da-penha-latin-america-rio-de-janeiro-city-place-of-worship

O Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha, localizado no bairro da Penha, foi elevado à Basílica Menor pelo Papa Francisco, a pedido do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, em carta em que manifestava pedidos e desejos do clero e dos fiéis de sua Arquidiocese. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos autorizou no dia 16 de junho o decreto que concede o título de Basílica Menor à Igreja da Penha, como é popularmente conhecida. A nova basílica é a sexta na cidade. As outras são: Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos (Tijuca), Basílica Santa Terezinha (Tijuca), Basílica Nossa Senhora de Lourdes (Vila Isabel), Basílica Imaculado Coração de Maria (Méier) e Basílica Imaculada Conceição (Botafogo) – cinco basílicas na Zona Norte e uma na Zona Sul.

História da Igreja de Nossa Senhora da Penha

Historiadores católicos apontam que por volta de 1635, um homem conhecido como Capitão Baltazar de Abreu Cardoso subiu para a região onde hoje fica a Igreja para ver suas plantações e por lá foi atacado por uma grande cobra. Ele ficou ferido demais para reagir e como era devoto de Nossa Senhora, pediu para ser salvo e acabou sendo: um lagarto foi para cima da serpente e Baltazar pôde fugir.

Recuperado do ataque e acreditando que a presença do lagarto foi uma espécie de providência divina, Baltazar decidiu erguer uma capela para Nossa Senhora. Como a construção ficava em cima do grande morro conhecido como “Penhasco”, as pessoas passaram a chamar o local de “Igreja de nossa Senhora do alto do Penhasco”. Com o tempo, o “Penhasco” virou “Penha” e o nome da santa é o que segue até hoje em dia.

“A Igreja de Nossa Senhora da Penha, do Rio de Janeiro, é considerada a segunda capela para essa santa. A primeira foi erguida em Vila Velha, no Espírito Santo, por volta de 1558 e 1570” frisa o historiador Maurício dos Santos.

Igreja da Penha, 1960

Nos anos que seguiram, capitão Baltazar doou todas as suas propriedades à Igreja de Nossa Senhora da Penha. Contudo, era um bom valor a ser administrado e para isso foi criada a Irmandade de Nossa Senhora da Penha. Em 1728, essa Irmandade, pensando em ampliar a primeira capela, demoliu o prédio e construiu outro, com uma torre onde foram colocados dois pequenos sinos.

“Mais tarde, no ano de 1870, foi demolida esta capela e construído no seu lugar um novo templo: uma igreja com uma torre e novos sinos. Por volta do ano de 1900 houve uma nova intervenção. O templo foi ampliado, ganhando duas novas torres, nas quais, mais tarde, foi instalado um carrilhão com 25 sinos de origem portuguesa, adquiridos na Exposição Nacional do 1º Centenário da Independência do Brasil. Este Carrilhão foi inaugurado em 27 de setembro de 1925 com a bênção do então Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Dom Henrique Gasparri” informa um comunicado oficial do templo religioso.

Escadaria da Igreja da Nossa Senhora da Penha

Um dos pontos mais falados da Igreja de Nossa Senhora da Penha é a escadaria. Os 382 degraus, talhados na subida que leva ao templo religioso, têm uma história curiosa e de muito trabalho:

“No ano de 1817 subia a pedra um piedoso casal quando a esposa, Sra. Maria Barbosa, comentou com o marido que pediria para Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes concedesse um filho, já que estavam casados há alguns anos e não tinham filhos. A Sra. Maria Barbosa confiou, pediu e prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho e no ano de 1819 a escadaria estava pronta” destaca o site da igreja.

Ao longo das décadas, algumas reformas foram realizadas para deixar a Igreja ainda melhor para fies e turistas. Recentemente, foram construídos novos banheiros no pátio, uma concha acústica dotada de uma estrutura para eventos culturais, o novo bondinho que dá acesso ao templo religioso foi inaugurado com capacidade para transportar até 500 pessoas por hora.

O DECRETO DO PAPA

CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS

Prot. N. 281/16

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Atendendo ao pedido do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Orani João Tempesta Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, em carta do dia 27 de abril do ano de 2016, exprimindo pedidos e desejos do clero e dos fiéis de sua Arquidiocese, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em força das faculdades que lhe são atribuídas pelo Sumo Pontífice Francisco, adorna a igreja santuário dedicada a Nossa Senhora da Penha de França na cidade do Rio de Janeiro, desta Arquidiocese, com o título e a dignidade de BASÍLICA MENOR, com todos os direitos e concessões litúrgicas, observando o que se deve observar, de acordo com o Decreto “De titulo Basilicae Minoris”, promulgado no dia 09 de novembro de 1989.

Não obstante qualquer coisa em contrário.

Do Palácio da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no dia 16 de junho do ano de 2016.

Arthur Roche

Arcebispo Secretário

R. P. Conradus  Maggioni S.M.M.

Subsecretário

Emilton Rocha, com informações do jornalista Felipe Lucena / Foto: Google