Odetinha mais próxima de ser beatificada

Luis Pedro Rodrigues e Raphael Freire / Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Igreja Católica no Brasil dão mais um passo no processo de beatificação de Odette Vidal de Oliveira (Odetinha). Após encaminharem ao Vaticano, no início de 2015, a documentação reunida pelo Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese do Rio, nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, divulgou o decreto assinado pelo Cardeal Angelus Amato e pelo Monsenhor Marcellus Bartolucci, prefeito e secretário da Congregação da Causa dos Santos, do Vaticano, respectivamente, reconhecendo afirmativamente o processo arquidiocesano.

Odetinha_10022016161435

De acordo com Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos da Arquidiocese, “a partir de agora, o Cardeal Amato nomeará um relator que trabalhará toda a documentação enviada à Roma, juntamente com os oficiais da Sagrada Congregação, assim como o postulador com outros teólogos vão organizar um documento precioso para o caso da beatificação, intitulado ‘Positio’”.

“Para nós da Arquidiocese do Rio é uma grande vitória, uma grande alegria, porque podemos ver que esses processos que nós estamos realizando, pouco a pouco, começam a progredir. É importante também que a arquidiocese desperte as paróquias e os fiéis para a figura da Odetinha, em uma maior divulgação. Por outro lado, vamos precisar de uma colaboração do povo de Deus a nível financeiro para poder manter esse processo junto a Congregação da Causa dos Santos. Creio que para a Associação Odetinha e para todos os amigos de Odetinha, que deste a sua morte trabalharam tanto, é uma grande vitória, é um passo a mais. Temos que agradecer a Deus por mais esta graça para a Arquidiocese do Rio”, afirmou Dom Roberto.

Mais informações pelo telefone da Comissão para Causa dos Santos: (21) 2292–3132, ramal 368 ou 307.

Leia na íntegra o decreto:

Congregação para a Causa dos Santos

Prot. 3027-6/15

São Sebastião do Rio de Janeiro

Beatificação e Canonização

Serva de Deus Odette Vidal Cardoso

Conhecida como Odettinha

Fiel em Cristo Leiga

No Congresso Ordinário realizado em 22 de janeiro de 2016, esta Congregação para a Causa dos Santos discutiu a seguinte questão: “Se consta da validade do inquérito diocesano realizado junto à Cúria Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro sobre a vida, as virtudes, bem como a fama e os sinais de santidade da Serva de Deus Odette Vidal Cardoso, conhecida como Odettinha, Fiel em Cristo Leiga: se os testemunhos foram legitimamente examinados, bem como o direito utilizado no caso de que se trata”.

Esta Congregação, atenta ao voto redigido “ex officio” e avaliada diligentemente a questão, responde: AFIRMATIVO, isto é, consta da validade do mesmo inquérito diocesano no caso, correspondendo o mesmo a sua finalidade; sanado tudo o que, pelo direito, pode ser sanado. Não obstante qualquer coisa em contrário

Dado em Roma, na sede desta Congregação, em 22 de janeiro do Ano do Senhor de 2016.

Cardeal Angelo Amato, SDB

Prefeito

Artigo anteriorQuarta-Feira de Cinzas: sétimo dia do falecimento de Frei Nemésio
Próximo artigoCampanha da Fraternidade: mensagem do Papa aos brasileiros