O Papa e a brincadeira com os brasileiros: o segredo do bom humor de Francisco

“Vocês não têm salvação”, brincou o Papa quando um padre lhe pediu orações para os brasileiros

Pope Audience

Antoine Mekary/Aleteia

Um vídeo em que o Papa Francisco faz uma brincadeira sobre os brasileiros viralizou na internet. Na saída da audiência geral de quarta-feira, 26 de maio de 2021, o padre brasileiro João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), pediu ao Papa Francisco: “Santo Padre, reze por nós, brasileiros”. O Papa, então, sorriu e fez a brincadeira: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”.

O vídeo teve ampla repercussão nas redes sociais, e a brincadeira sobre os brasileiros foi alvo de muitos comentários nas páginas de notícias e perfis católicos. “Nosso Santo Padre sabe das coisas”, brincou um internauta.

Outros rebateram as críticas em relação à piada. “É óbvio que foi só um momento de descontração. Quem acompanha o Papa sabe que todos os dias ele ora e pede por todo o povo de Deus. Quantas vezes ele pediu oração para os brasileiros. Larguem de ‘mi-mi-mi’”, desabafou uma mulher.

Vale dizer que várias vezes Francisco disse que ama o Brasil, o primeiro país que ele visitou como Papa e para onde já manifestou interesse em retornar.

De onde vem o bom humor do Papa

A brincadeira com os brasileiros foi só uma nuance do bom humor característico do Papa Francisco. “Se não se mantém o senso de humor, é muito difícil ser feliz”, destacou o Pontífice em seu livro de entrevistas “Deus é jovem”.

De fato, com Francisco, o bom humor rompeu barreiras no Vaticano. Ele sempre tem um sorriso e uma alegria que lhe permitem viver em harmonia com todos.

Mas qual é o segredo para um líder com tanta responsabilidade viver em constante bom humor?

Para o Papa, o humor “é como a água que sai naturalmente efervescente da fonte; há algo mais: [o bom humor] percebe a vida, o movimento”, e a vida é “algo muito sério para ser vivida seriamente”.

Francisco ainda revela que, para manter a alegria e o humor, reza diariamente (e há mais de 40 anos) uma oração a São Tomás Moro, um homem alegre e comprometido com os temas mais graves.

Eis a prece:

“Senhor, dai-me uma boa digestão,

mas também algo para digerir.

Dai-me a saúde do corpo, mas também

o bom humor, necessário para mantê-la.

Dai-me, Senhor, uma alma simples,

que saiba aproveitar tudo o que é bom

e que não se assuste quando o mal chegar,

e sim que encontre a maneira de colocar as coisas no lugar.

Dai-me uma alma que não conheça o tédio

nem os resmungos, suspiros e lamentos,

e não permitais que eu me atormente demais

com essa coisa incômoda demais chamada “eu”.

Dai-me, Senhor, senso de humor…

Amém.”

Artigo anteriorTerço dos Homens abre seu ano jubilar rumo aos 25 anos
Próximo artigoSanto do dia 27 de maio / SANTO AGOSTINHO DE CANTUÁRIA