Noviços realizam a sua primeira profissão e a vestição do primeiro hábito religioso em Teresópolis

Celebrações foram realizadas no sábado e domingo, na Capela Nossa Senhora de Fátima, na Região Serrana

frades_29 (Copy)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB / Fotos: Angela Zolhof  / Divulgação

Oito noviços realizaram ontem, 19, na cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a sua primeira profissão. A celebração eucarística encerra a fase do noviciado, após um ano de formação e aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Fátima, às 10h. Os Frades, agora pós-noviços, fizeram os seus primeiros votos diante de seus Ministros Provinciais (MG, RJ/ES e SP) e poderão renová-los anualmente, até professarem perpetuamente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Veja aqui a celebração da Profissão dos Noviços Capuchinhos

capuchinhos

Ainda no sábado, 18, dez noviços das mesmas províncias dos Capuchinhos, realizaram a vestição do seu primeiro hábito religioso. A cerimônia chamada de ‘Vestição dos Noviços’ aconteceu na Capela Nossa Senhora de Fátima, na região serrana do Rio de Janeiro, em Teresópolis, onde está localizada a casa do noviciado interprovincial São Leopoldo Mandic. Na casa, frades da Província de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e São Paulo realizam a etapa do noviciado. A cerimônia teve início às 17h e participaram os Ministros Provinciais das três Províncias e os frades formadores dos jovens. Desde 2012 as Províncias do sudeste optaram por enviar seus noviços para realizarem juntos esta etapa de formação da vida de um Frei Capuchinho.

Frei Edcarlos Hoffman, formador dos noviços, vestiu o hábito dos dez jovens que passarão o próximo ano em Teresópolis. Depois deste período eles retornam para suas Províncias de origem, como pós-noviços.

O que é o Noviciado

É uma etapa de uma iniciação mais intensa e de uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha, em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa. A formação do noviço fundamenta-se nos valores de nossa vida consagrada, conhecidos e vividos à luz do visão lateral exemplo de Cristo, das intuições evangélicas de São Francisco e das sãs tradições da Ordem Capuchinha.

A Fraternidade do Noviciado está em Teresópolis- RJ e acolhe os noviços durante o período de 12 meses. O ritmo do noviciado deve corresponder aos aspectos fundamentais da nossa vida religiosa, sobretudo mediante uma especial experiência de fé, de oração contemplativa, de vida fraterna, de contato com os pobres e de trabalho. Terminando o ano de noviciado, os noviços fazem a primeira profissão religiosa.

Artigo anteriorCNBB manifesta apreensão com tramitação de projetos sobre legalização dos jogos de azar no Brasil
Próximo artigoCrianças receberão a Primeira Eucaristia neste sábado, na missa das 17h