Novena de Nossa Senhora dos Anjos tem início nesta terça-feira na Basílica

Missa Solene da Santa de devoção de São Francisco de Assis será celebrada no dia 2 de agosto, às 18h

nossa senhora dos anjosComeça hoje a novena de Nossa Senhora dos Anjos – patrona da Ordem dos Franciscanos – no Santuário Basílica de São Sebastião. Desta terça-feira até o dia 1º de agosto, os devotos da santa estarão, de terça a sexta-feira, participando na novena durante a Santa Missa das 18h; no sábado, às 17h e no domingo, às 18h.

No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como Nossa Senhora da Porciúncula, considerada uma importante data para toda a família franciscana, pois era a santa de devoção de São Francisco de Assis. Neste dia na Basílica será celebrada Missa Solene, às 18h.

A majestosa Basílica de Santa Maria dos Anjos, localizada em Assis, na Itália, abriga no seu interior a pequena Capela da Porciúncula, local onde Francisco confirmou a sua vocação em uma noite do ano 1216. O nome de Santa Maria dos Anjos provém da tradição de que, naquela pequena Capela – construída por quatro peregrinos que retornavam da Terra Santa – era venerado um fragmento do túmulo da Virgem Maria, e que sempre se ouvia no local o canto dos anjos. Foi também nesta pequena Capela, que recebeu o nome de Porciúncula, isto é, pequena porção, que São Francisco recebeu a indulgência do “Perdão de Assis”.

Nesta data, denominada “Perdão de Assis”, é enorme a afluência de fiéis à Basílica da Porciúncula e a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora dos Anjos. Esta festa é uma das mais importantes, ainda hoje, da família franciscana, pois foi estendida, mais tarde, pelo Papa Sisto IV a todas as igrejas.

Então, somos todos beneficiados pelo “Perdão de Assis” ou “Dia do Perdão”, para tanto, devemos fazer uma boa confissão, participar da Eucaristia, e, entrando em uma igreja franciscana, rezar pelo Santo Padre, o Papa.

Louvemos ao Senhor que fez nascer o pai São Francisco, que revolucionou, com sua ordem, a Igreja, sem precisar abandoná-la ou fundar outra.

Indulgência

O perdão de Assis, ou a indulgência da Porciúncula, assim conhecida é um grande dom obtido por Francisco, um dom que é um presente também para cada um de nós: o da indulgência plenária. Através das indulgências o Papa e os Bispos colocam a disposição dos fiéis um tesouro da misericórdia de Deus manifestada ao mundo pela Paixão e Morte de Jesus Cristo, que na Páscoa realizou a plena reconciliação.

Oração de Nossa Senhora dos Anjos

Ó Nossa Senhora dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula,

São Francisco recebeu as vossas bençãos generosas juntamente com sua Ordem.

Ele depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos. Continuai a dispensar os vossos favores sobre nós e sobre nossas necessidades particulares.

Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência dos pecados, a correção de nossas más inclinações e fortalecimento nos momentos de fraqueza. Quantos recusam a salvação e preferem caminhar nas trevas do erro! Tudo é possível para aquele que crer, para aquele que se arrepender!

Vós, ó Mãe, manifestastes a São Francisco o grande desejo de reconciliar os pecadores com Jesus, que se entregou em uma cruz para nos salvar. Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Por isso, com todos os anjos do céu, vos saudamos:  Ave Maria…

__________

Pascom, com colaboração de Raquel Lopes

Artigo anteriorHistória da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos