Arcebispo do Rio critica invasão de igreja por PMs: ‘Lamentável’

Irmandade do Glorioso Patriarca São José afirma que abriu um prontuário na polícia contra a “a indevida postura da PM no episódio”

servidor

Por Jornal Extra

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, classificou como “lamentável” o fato de policias militares terem invadido a Igreja São José, no Centro do Rio, na tarde desta terça-feira, para lançar bombas de efeito moral e atirar balas de borracha contra manifestantes. Durante um protesto que acontecia em frente à Alerj, contra o pacote de medidas enviado pelo governo, PMs do Batalhão de Choque forçaram a porta dos fundos da paróquia, localizada ao lado da Casa Legislativa, e subiram às sacadas, de onde atacaram o público.

— Tivemos conhecimento do que aconteceu e, em vistas disso, liguei para o comandante da Polícia Militar, coronel Wolney Dias. Ele afirmou que estão apurando os fatos. A igreja é lugar de paz e nós queremos que continue sendo sinal de paz. Lamentamos muito o acontecido e esperamos que sejam tomadas as medidas cabíveis diante de fato grave — afirma Dom Orani.

Vídeo mostra policial atirando de dentro de igreja contra manifestantes na Alerj

Um vídeo recebido pelo “Informe RJO” mostra um policial atirando de dentro do templo. Nas imagens é possível ver os agentes posicionados nas janelas da igreja. Aparentemente, as balas que eles atiram são de borracha.

Em nota, a Irmandade do Glorioso Patriarca São José, que administra a igreja localizada ao lado da Alerj, afirma que abriu um prontuário na polícia contra a “a indevida postura da PM no episódio”. De acordo com um trecho da nota, depois de os agentes usarem o local para atacar os manifestantes, o público se revoltou e, na tentativa de revidar o ataque dos policiais, apedrejou a igreja.

A Polícia Militar usou as redes sociais para se pronunciar sobre as imagens de policiais dentro da igreja. “Foi necessário que policiais do BPChq entrassem na igreja vizinha à ALERJ para coibir ações violentas no interior e no entorno. A PMERJ ressalta que atitudes de agressão e desordem não contribuem positivamente para reivindicações dos servidores”, afirma a corporação.

rk9DUlBA

Nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro sobre a Igreja da Irmandade do Glorioso Patriarca São José

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em face da utilização da Igreja São José, da Irmandade do Glorioso Patriarca São José, para uma ação relacionada aos protestos desta manhã, informa que buscará apurar os fatos. Destaca que, em face do contexto atual que marca o Estado do Rio de Janeiro, importa as soluções sejam buscadas através do diálogo e do esforço de todos, em vista da justiça e da paz.

Adionel Carlos da CunhaAssessor de Imprensa

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro