‘Norteando para Adorar’: Vigília reúne dezenas de jovens na Basílica de São Sebastião

Santa Missa, dinâmicas, louvor, palestra e adoração ao Santíssimo integraram o encontro organizado pela 1ª Forania

Vigilia

Por Pascom Capuchinhos / Fotos: Divulgação

Na sexta-feira, 22 de março, foi realizada a Vigília do “Norteando para adorar”, no Santuário Basílica de São Sebastião (Frades Capuchinhos), na Tijuca, organizada pela Primeira Forania da Pastoral da Juventude do Vicariato Norte (PAJUVIN), que abraça todos os grupos jovens, envolvendo e unindo a juventude do Vicariato Norte.

Participaram cerca de 50 jovens nessa noite de muito amor, com a presença do Espírito Santo, Via-Sacra, Santa Missa (presidida por Frei Regivaldo Silva), dinâmicas, louvor, palestra e o momento de adoração ao Santíssimo, conduzido por Frei Geilton Gomes, jovem capuchinho responsável pela juventude da Basílica.

Vigilia2
Frei Regivaldo Silva celebrou a Santa Missa.

O Norteando Para Adorar surgiu antes da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, deu tão certo e teve uma resposta tão boa dos jovens que acabou continuando e se consagrando como um dos símbolos da Juventude do Vicariato Norte, onde jovens de diversas paróquias se unem. Os jovens de nossa Basílica não perderam este momento também e vêm participando ativamente da organização e presença na vigília.

Vicariatos

Dentro de cada diocese existem um ou mais vicariatos. Os vicariatos episcopais são um instrumento evangelizador mais descentralizado. Colaboram para o atendimento às exigências da ação evangelizadora em cada grande área geográfica ou ambiental, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Já os Vicariatos territoriais, por sua vez, são divididos em áreas pastorais menores, designadas pelo Código de Direito Canônico como foranias, que agrupam algumas paróquias.

O vigário episcopal (presbítero colaborador do bispo) é nomeado pelo Arcebispo, que formará a Coordenação do Vicariato com os representantes das foranias. Cada Vicariato enviará representantes para comporem a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Os vigários episcopais cultivam uma estreita relação pastoral com o arcebispo, na medida em que colaboram com o governo pastoral da Arquidiocese. Eles multiplicam e difundem o próprio ministério do arcebispo.

O Vicariato Norte é composto de 6 foranias – grupo de paróquias dentro do Vicariato – e essa vigília aconteceu na primeira forania. Em maio próximo, dia 31, o encontro será na quinta forania. O nome da paróquia ainda não foi divulgado, mas a página da PAJUVIN no Twitter (@PAJUVIN) irá divulgar as informações oportunamente. Fique atento.

Artigo anteriorO melhor professor de 2019 é franciscano e tem um clube de ciência na parte mais remota do Quênia
Próximo artigo‘24 Horas para o Senhor’: paróquias do Vicariato Norte têm programação diversificada