Igreja dos Capuchinhos vira Santuário Arquidiocesano de São Sebastião

DSC_1475_a

Igreja dos Capuchinhos vira Santuário Arquidiocesano, no dia de São Sebastião

Decreto foi assinado no dia do Santo pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta

Na terça-feira (20), a realização de missas para celebrar o dia de São Sebastião teve início às 5h da manhã, com fiéis lotando a igreja. Dom Orani celebrou missa especial às 10h e assinou decreto que transforma a Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos em Santuário Arquidiocesano de São Sebastião. “A igreja tem acolhido devotos não só da Tijuca, mas também traz peregrinos de todos os lugares”, disse em trecho do texto lido na celebração, que destacava ainda o fato de os restos mortais do fundador do Rio, Estácio de Sá, estarem guardados na Igreja. Antes da missa, o Dom Orani ressaltou a importância do novo santuário. “Mantém-se as atividades paroquiais, e se reforça a característica deste espaço como ambiente do povo.

Participaram da missa o prefeito Eduardo Paes, o secretario estadual de Transportes Carlos Roberto Osório, o vereador Reimont (PT) e os deputados federais Pedro Paulo (PMDB) e Otavio Leite (PSDB). “São Sebastião supera dificuldades, é a cara do carioca”, afirmou o prefeito.

Os restos mortais do surfista e médico fluminense Guido Schaffer, que está em processo de beatificação e canonização, foram exibidos ao público e seguirão em procissão até a Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Mãe dele, Maria Nazareth, 63, era emoção pura. “É um momento de muita gratidão a Deus. Mais gente vai ter as preces atendidas pelo meu filho”, afirmou.

Após a missa das 10h, o prefeito Eduardo Paes declarou nesta terça-feira (20/01) a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, Templo de Especial Valor Afetivo Para a Cidade.

A Igreja dos Capuchinhos é de grande importância para a história da cidade, pois guarda os restos mortais de Estácio de Sá, o marco de fundação do município e a imagem histórica de São Sebastião, que data do século XVI. As três relíquias fizeram da Igreja um local de grande peregrinação, desde os tempos que o templo estava instalado no Morro do Castelo. O templo também foi elevado nesta terça-feira à condição de Santuário Arquidiocesano pelo Cardeal Arcebispo.

“A Igreja Católica tem uma relação direta com a história do Rio de Janeiro. Nesse ano que a cidade comemora seus 450 anos nada melhor do que homenagear São Sebastião desta forma, marcando para os cariocas o valor afetivo do templo de seu padroeiro” – explicou o prefeito.

DSC_1551_a

Eduardo Paes (acima, assinando) criou ainda duas homenagens para personalidades cariocas: a Medalha 1º de Março e o Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro.

A medalha 1º de Março será entregue a cariocas como reconhecimento pelo mérito pessoal ou bons serviços prestados ao Rio. Já o Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro é uma reverência a cariocas históricos que tenham contribuído para a formação e desenvolvimento da cidade sob seus mais variados aspectos: artístico, cultural, social, econômico e urbanístico. Seräo escolhidas apenas personalidades que já tenham morrido há mais de trinta anos.

As homenagens aos cariocas e à Igreja de São Sebastião foram instituídas por decretos assinados pelo prefeito, logo depois da principal missa do dia, celebrada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta.

– Com esse anúncio começamos a marcar de forma enfática a história da cidade. O Rio é uma cidade cheia de histórias, heróis e heroínas e a medalha e o livro vão mostrar isso. Nada melhor do que fazer esse anúncio no dia de São Sebastião que, além de padroeiro da cidade, tem essa alma guerreira que é marca do carioca, a capacidade de superar as dificuldades e seguir em frente – disse Paes.

A entrega da Medalha 1º de Março e a divulgação dos nomes dos heróis e heroínas da Cidade serão realizados no dia 1º de Março de 2015, em cerimônia no Palácio da Cidade. A medalha é uma homenagem concedida exclusivamente pelo prefeito como reconhecimento pelo mérito pessoal ou bons serviços prestados ao Rio. Resultado de uma parceria do Comitê Rio450 com a Casa da Moeda, a medalha será cunhada em bronze e terá sete centímetros de diâmetro. De um lado exibirá o brasão do município do Rio de Janeiro e do outro a marca Rio450.

Galeria de fotos – manhã

Galeria de fotos – tarde

Artigo anterior20 de janeiro: Cidade em festa pelo dia de São Sebastião, seu Padroeiro
Próximo artigoDia de São Sebastião: Galeria de fotos (manhã)