No dia de São Miguel Arcanjo, Missa Solene abre a Semana Franciscana

Após a celebração, uma cantata foi realizada no pátio com a participação especial de Frei Arineu Mozer

IMG_0152aaaaa (Copy)
Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos.

Emilton Rocha / Pascom

Sexta-feira, 29 de setembro, dia dos santos Miguel, Gabriel e Rafael, Missa Solene celebrada por Frei Arineu Mozer e uma cantata no pátio da Basílica abriram a Semana Franciscana. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm. Ao final da celebração, houve a tradicional bênção da água e do sal.

Com ótima programação elaborada pelos frades capuchinhos, cuja Ordem tem São Francisco de Assis como pai e fundador, a Semana Franciscana acontece de 29 de setembro a 7 de outubro. A Família Franciscana é dividida em três ramos principais: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFM. Conv) e a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM. Cap).

Neste domingo, 1º de outubro, uma Tenda Franciscana estará presente no pátio durante todo o dia. Na terça-feira, 3, durante a missa das 18h, será encenado o “Trânsito de São Francisco”, que é a passagem do santo desta vida para a outra, ou seja, a sua morte. No dia 4, dia dedicado a ele, haverá solenidades em todas as missas (7h, 9h e 18h), e a bênção dos animais, que será feita nos horários das 10h, na Basílica, e às 16h na Praça Afonso Pena. No sábado, 7, último dia, será realizado um encontro inter-religioso, das 14h30 às 18h30, no Salão Frei Nemésio, com uma roda de conversa, com o tema “O lugar do ser humano (o outro) e da Natureza nas diferentes vertentes religiosas”. Abaixo, a programação completa.

A programação

29/9 – sexta-feira: Abertura da Semana Franciscana com uma Cantata na Basílica, após a missa das 18h.

01/10 – domingo: Permanência de uma tenda franciscana durante todo o dia, no pátio.

03/10 – terça-feira: Trânsito de São Francisco, dentro da Missa das 18h

04/10 – quarta-feira: Solenidade de São Francisco de Assis, com missas às 7h, 9h e 18h, e bênção dos animais às 10h, na Basílica, e às 16h, na Praça Afonso Pena.

07/10 – sábado: Encerramento com encontro inter-religioso, das 14h30 às 18h30, no Salão Frei Nemésio e uma roda de conversa com o tema: “Lugar do ser humano (o outro) e da Natureza nas diferentes vertentes religiosas”.

Galeria

 

Artigo anteriorPastoral Familiar conclui Curso de Noivos com entrega de certificados
Próximo artigoPROCISSÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ SAI ÀS 10h DA BASÍLICA NESTE DOMINGO; DOM ORANI PRESIDE MISSA SOLENE