Neste sábado, 28, serão criados 13 novos cardeais

Franciscano capuchinho, padre Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, está entre os indicados

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422-6A Sala de Imprensa da Santa Sé emitiu um comunicado informando alguns detalhes sobre o desenvolvimento do próximo Consistório Ordinário Público que será realizado no sábado, 28 de novembro. Na ocasião serão criados 13 novos cardeais. No domingo os cardeais participarão de uma missa com o Santo Padre no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa Matteo Bruni, dois futuros cardeais não poderão participar da cerimônia em Roma, por causa da emergência sanitária mundial devido ao coronavírus. São eles: Dom Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei e Dom José F. Advincula, Arcebispo de Capiz, nas Filipinas. Porém a ambos “será entregue o barrete, o anel e a bula com o Título por um representante do Papa Francisco”.

A nota comunica também que “os membros do Colégio Cardinalício que não poderão vir a Roma para as Celebrações, poderão participar online de suas próprias sedes, através de uma plataforma digital conectada com a Basílica Vaticana”.

Dois dos novos cardeais pertencem à Cúria Romana: são o secretário do Sínodo dos Bispos, o maltês Mario Grech, e o italiano Marcello Semeraro, ex-bispo de Albano e novo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A eles o Papa uniu seis pastores de Igrejas no mundo: o arcebispo de Kigali, Ruanda, Antoine Kambanda; o arcebispo de Washington, EUA, Wilton Gregory; o arcebispo de Capiz, Filipinas, José Fuerte Advincula; o arcebispo de Santiago, Chile, Celestino Aós Braco; o vigário apostólico de Brunei, Cornelius Sim; o arcebispo de Siena, Itália, Augusto Paolo Lojudice. Com eles o Papa nomeou também o atual Guardião do Sagrado Convento de Assis, o padre Mauro Gambetti.

Aos nove cardeais com menos de oitenta anos de idade, o Papa Francisco uniu também quatro novos cardeais com mais de oitenta anos. São eles: Felipe Arizmendi Esquivel, arcebispo emérito de San Cristóbal de Las Casas (México); o Núncio Apostólico Silvano Tomasi, ex-observador permanente nas Nações Unidas em Genebra, que depois trabalhou no Dicastério para o Desenvolvimento humano integral; o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia e pároco do Divino Amor, padre Enrico Feroci.

________

Via Vatican News

Artigo anteriorSanto do dia 25 de novembro / SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
Próximo artigoSanto do dia 26 de novembro / SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO