Natal tempo de esperança e alegria: o verdadeiro significado da data

a_baby_born_barn_mother_mary_jesus_hd-wallpaper-1893837

‘Não deixemos que o verdadeiro espírito de Natal se perca’

Rachel Lopes – Pascom – Ilustração: Google

Desde o dia 29 de novembro, quando iniciamos o tempo do Advento, tempo de esperança e alegria, aguardamos vigilantes e ansiosos chegada do menino Jesus. O Advento é o tempo de preparação para o Natal e para vivermos plenamente o mistério da Encarnação do Verbo, que é a vinda salvadora de Jesus, aquele que Deus nos anunciou.  O Natal representa o a chegada do Filho de Deus que assumiu a condição humana e veio habitar entre nós para trazer a Salvação de todos.

Não devemos nos esquecer jamais do verdadeiro significado dessa data, apesar de sermos constantemente estimulados pelo consumo, pelas convenções sociais de festas e ceias fartas que vem transformando o sentido do Natal, em que tudo é apresentado como se a felicidade estivesse condicionada unicamente a festa comercial.

Jesus, nascido da Virgem Maria, veio ao mundo em uma manjedoura, onde os animais dormiam, tudo isso porque Maria e José peregrinaram e não encontraram quem os abrigassem em um local reconfortante. Foi na humildade que Jesus nasceu e permaneceu, doando sua vida aos pobres, pregando a paz e o amor. 

Devemos nos lembrar sempre que somente em Jesus encontramos a verdadeira alegria e experimentamos o amor infinito de Deus por nós. E só seremos capazes de experimentamos verdadeiramente essa alegria se nos voltarmos inteiramente para Deus, na vida pessoal, nas relações com os outros e na construção de um mundo melhor.

O Natal é a oportunidade de conversão para uma vida nova. Vamos aproveitar esse tempo feliz, de esperança e renovação para praticar mais a solidariedade e o amor ao próximo. Vamos preparar nossos corações para nos apresentarmos ao menino Jesus em santidade e sem manchas, dando continuidade àquilo que Ele teve como missão aqui na Terra: semeando a paz, bondade, concórdia e a reconciliação através do perdão.

Não deixemos que o verdadeiro espírito de Natal se perca. Vamos nos alegrar com o nascimento de Jesus e que nós possamos espalhar suas palavras de bondade a todos. Que o espírito de Natal toque no fundo do coração de vocês e que eles sejam transformados pelo amor de Cristo.

Em oração, vamos apresentar ao Senhor as nossas súplicas e necessidades, pois Ele está conosco em todos os momentos e a nossa fé não deve se abalar.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ”  João 3:16

O Nascimento de Jesus

Jesus, filho da Virgem Maria, foi anunciado a ela pelo Arcanjo Gabriel que apareceu a Maria e anunciou que ela daria à luz o filho de Deus, o prometido Messias. José, seu noivo na época, não compreendeu inicialmente que Maria recebera a importante missão de conceber o Filho de Deus e se afastou, porém, o anjo Gabriel o revelou o mistério de Deus por sonho e então ele a recebeu.

Algum tempo antes de Jesus nascer, Maria e José foram a Belém, a fim de terem seus nomes registrados em um recenseamento, devido a um decreto de Otávio Augusto, em que todas as pessoas que viviam no mundo romano tiveram que se alistar em suas respectivas cidades, sendo que José era de Belém. Belém era uma pequena cidade do sul da Judéia.  Durante uma longa viagem para Belém, Maria passou por diversas provações de fé e ao chegarem ao destino, sem encontrar um abrigo, ficaram em um estábulo e foi ali que Jesus nasceu. Maria fez de uma manjedoura o berço para Ele. Os Evangelhos falam de pastores que, perto de Belém, viram anjos no céu e os ouviram cantar: Glória a Deus nas alturas e, na Terra, paz e boa vontade entre os homens. Assim o Verbo se fez carne e Jesus habitou entre nós.

Artigo anteriorCISTERCIENSES: COMUNIDADE, ORAÇÃO E TRABALHO
Próximo artigoArtigo: “Na plenitude dos tempos, veio a nós a plenitude da Divindade”