Na abertura da Campanha da Fraternidade, Dom Orani celebra o aniversário da Cidade

Cardeal pediu que a Basílica fosse um grande centro a irradiar a paz, a concórdia e a justiça

17036539_1481605891872087_1840636834_o (Copy)
Quarta-Feira de Cinzas, 1º de março: Dom Orani preside missa pelo 452º aniversário da Cidade na abertura da Campanha da Fraternidade

Por Manoel Antonio Tavares / Foto: Angela Zolhof

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e completou 452 anos no dia 1º de março. Neste dia foi celebrada a missa na Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos. Essa celebração teve muitos significados: início da Quaresma, abertura da Campanha da Fraternidade (CF) e a exposição sobre a vida de Frei Nemésio. Essas três motivações foram lembradas pelo Cardeal Dom Orani Tempesta em sua inspirada pregação.

O Cardeal teceu vários comentários sobre Frei Nemésio, que há um ano faleceu e deixou um legado de virtudes a serem seguidas por todos os cristãos. Mencionou a Campanha da Fraternidade de 2017, que tem como tema os biomas brasileiros e a Quaresma que é o momento de mudanças e de voltarmos para Deus.

A partir da leitura da carta de São Paulo aos Coríntios (5,20) “Somos embaixadores de Cristo”, o Cardeal exortou os presentes sobre a responsabilidade de ser cristãos nessa cidade em crise ética, moral, política, econômica e social. Essa é a oportunidade de os cristãos fazerem a diferença, de serem fermento na massa, de contagiarem, de darem as mãos, não desanimarem e testemunharem que são sinais de vida em plenitude. O cristão não pode perder a coragem diante da miséria e da violência que o circunda, deve ser transformador da sociedade.

O Cardeal comentou o tema da CF 2017 que aponta para a necessidade de conhecer cada bioma, suas belezas e significados, sua importância para a vida e para o planeta. Ressaltou o compromisso do cuidado e respeito à natureza, mas também às pessoas que estão inseridas no contexto de cada bioma.

Você sabe o que é um bioma? Os biomas são formados por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, um clima mais ou menos uniforme e uma história comum em sua formação. O Brasil é composto por seis biomas: A Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

Concluindo sua pregação, Dom Orani lembrou que a Quaresma é o tempo de conversão, é tempo de salvação (2 Cor 6,2). Para essa reconciliação com Deus o evangelho do dia  (Mt 6,1-18) indica três caminhos: Jejum, esmola e oração.

Ao final, pediu que a Basílica fosse um grande centro a irradiar a paz, a concórdia e a justiça como grande presente no aniversário dessa cidade.

Artigo anteriorFrei Nemésio Bernardi é homenageado no Rio com exposição sobre sua vida
Próximo artigoO que é a Quaresma?